• Home
  • POLÍTICA
  • Crise financeira é o maior desafio para 71,2% dos municípios brasileiros, aponta CNM

Crise financeira é o maior desafio para 71,2% dos municípios brasileiros, aponta CNM

Levantamento mostra que 3.186 prefeituras enfrentaram falta de recursos nos últimos quatro anos; 80,9% devem encerrar o mandato com contas em dia

Um estudo divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que a crise financeira e a falta de recursos foram os principais desafios de gestão nos últimos quatro anos para 71,2% dos municípios brasileiros . Uma pesquisa, realizada em 4.473 cidades , mostrou que 3.186 prefeituras enfrentaram essas dificuldades.

A instabilidade política e econômica foi apontada por 53,1% dos municípios como outra grande barreira na administração pública. Questões relacionadas a reajustes salariais e à saúde também se destacaram, com 47,8% dos gestores relacionando desafios nessas áreas. No Nordeste, a situação foi mais crítica na Bahia , onde 167 cidades (13%) avaliaram esses problemas.

Impacto do Censo e desastres naturais

Sobre o Censo e as estimativas populacionais , 45,1% dos municípios indicaram impactos significativos, com Minas Gerais liderando no Sudeste. O estado registrado foi de 215 municípios afetados, representando 7% dos entrevistados . Já os desastres naturais atingiram 34,2% das cidades , com destaque para o Rio Grande do Sul , onde 391 municípios (20%) relataram dificuldades relacionadas a eventos climáticos extremos.

Confiança e contas públicas

O levantamento também avaliou a confiança dos prefeitos reeleitos sobre o desempenho dos recursos financeiros para 2025 . As respostas demonstraram um equilíbrio: 49,3% afirmaram estar confiantes ou muito confiantes, enquanto 49,1% afirmaram estar pouco ou nada confiantes.

Apesar dos desafios, 80,9% dos gestores declararam que encerrarão o ano com as contas em dia . Entre os entrevistados, 1.055 prefeituras (22,5%) afirmaram que deixarão restos a pagar para a próxima gestão, enquanto 3.162 municípios (70,7%) garantiram que não teriam pendências financeiras.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…