• Home
  • POLÍTICA
  • Lula assina decreto que aumenta o salário mínimo para R$ 1.518 em 2025 – Economia – CartaCapital

Lula assina decreto que aumenta o salário mínimo para R$ 1.518 em 2025 – Economia – CartaCapital

O presidente Lula (PT) assinou nesta segunda-feira 30 o decreto que fixa em 1.518 reais o salário mínimo a partir da próxima quarta-feira 1º. Trata-se de um aumento de 106 reais (ou de 7,5%) frente ao atual piso, de 1.412 reais.

O cálculo do novo salário mínimo leva em conta os 4,84% de inflação (segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor de 12 meses até novembro) mais 2,5%, definidos como teto do reajuste por um projeto de lei encaminhado pelo governo e aprovado pelo Congresso Nacional.

O Legislativo finalizou em 20 de dezembro a aprovação das principais propostas do pacote de corte de gastos apresentado pelo governo. Uma delas, o Projeto de Lei 4614/2024, restringe o reajuste real do mínimo aos limites do arcabouço fiscal — ou seja, correção pela inflação e ganho real entre 0,6% e 2,5%. A lei atual propicia um aumento por inflação mais a variação do Produto Interno Bruto.

Na prática, o reajuste assinado por Lula nesta segunda continua a considerar a inflação de 2024 e o crescimento do PIB, mas com a restrição imposta pelo marco fiscal.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, cerca de 59 milhões de pessoas no Brasil têm rendimento ligado ao salário mínimo, que também é o piso para corrigir uma série de benefícios sociais, como BPC, abono salarial e seguro-desemprego.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…