• Home
  • GERAL
  • Prefeitura de Porto Velho esclarece critérios para lançamento do IPTU e da Taxa de Resíduos Sólidos 2025

Prefeitura de Porto Velho esclarece critérios para lançamento do IPTU e da Taxa de Resíduos Sólidos 2025

Contribuintes devem ficar atentos aos prazos para o pagamento do imposto com desconto

Apenas os imóveis edificados estão sujeitos ao pagamento de IPTU e da TRSD

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), informa que os lançamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a da Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) de 2025 encontram-se efetivados. Conforme o secretário Wagner Garcia, os boletos para pagamento do IPTU e TRSD já se encontram disponíveis para os contribuintes de imóveis localizados na Capital rondoniense, cujas emissões poderão ser acessadas na página web: https://gpi-trb.portovelho.ro.gov.br/ (na aba > IPTU/TRSD/COSIP > INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIO>, ou, ainda, de forma presencial no atendimento ao público na sede da Semfaz, sendo que a partir da próxima serão disponibilizados outros postos de atendimentos e informados os locais.

Ele também explica que apenas os imóveis edificados estão sujeitos ao pagamento de IPTU e da TRSD, também, conhecida como “taxa do lixo”. Já os proprietários dos imóveis sem edificações o IPTU incide somente o terreno.

O secretário reafirma o compromisso da gestão do Prefeito Léo Moraes em manter os descontos para quem pagar o IPTU e a TRSD em Cota Única. Os contribuintes que quitarem o débito até o último dia útil de janeiro de 2025 terão desconto de 10%. Quem deixar para pagar no mês de fevereiro até o seu último dia útil, o desconto será de 5%.

“Lembrando que os contribuintes devem ficar atentos aos prazos para o pagamento desses tributos para não perderem os descontos”, comentou. Acrescentou, ainda, que ao pagamento em Cota Única poderá ser paga no mês de março/2025, até o seu último dia útil, porém, sem desconto.

  • PARCELAMENTO do IPTU e TRSD

Além da possibilidade de descontos, outra alternativa disponível aos contribuintes é o parcelamento em até 10 vezes, observando que, neste caso, sem qualquer desconto, a primeira parcela deverá ser paga até o dia 31/01/2025, não podendo o valor da parcela ser inferior a 1 UPF (R$ 103,67).

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…