• Home
  • POLÍTICA
  • Alckmin defende limitar o valor destinado a emendas parlamentares – Economia – CartaCapital

Alckmin defende limitar o valor destinado a emendas parlamentares – Economia – CartaCapital

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) defendeu nesta quinta-feira 9 limitar o montante destinado às emendas parlamentares, em meio a uma disputa entre os Poderes sobre o tema.

Recentes decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino exigiram novos mecanismos de transparência e rastreabilidade e irritaram lideranças do Congresso Nacional.

As emendas parlamentares são recursos do Orçamento que podem ser direcionados por deputados e senadores a seus redutos eleitorais. Existem três modalidades: individuais, de bancada estadual e de comissão. As duas primeiras são impositivas.

Alckmin afirmou, em entrevista à rádio Eldorado, que na maioria das democracias os congressistas apresentam emendas e que elas devem ser impositivas — ou seja, de execução obrigatória pelo governo federal. Disse, porém, ser necessário discutir o valor e a transparência.

Ele avalia que no Brasil os recursos dedicados às emendas são altos demais, o que gera uma distorção. Além disso, declarou, essas verbas precisam de autoria clara e de instrumentos de acompanhamento.

“Ela é normal no regime democrático e deve ser impositiva, mas com valores mais limitados. Nunca houve emendas de valores tão elevados quanto nesses últimos anos.

Deputados e senadores ainda precisam votar o Orçamento deste ano, que definirá o novo estágio das emendas parlamentares. Ao chancelar a peça orçamentária de 2024, o Congresso projetou um montante recorde de 53 bilhões de reais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…