• Home
  • POLÍTICA
  • Senado e Câmara definem datas das eleições dos novos presidentes – Política – CartaCapital

Senado e Câmara definem datas das eleições dos novos presidentes – Política – CartaCapital

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal definiram que a eleição das Meses Diretoras vai acontecer no dia 1º de fevereiro, um sábado. A reunião, fora de um dia útil, é considerada incomum e é motivada pelo impasse no debate do Orçamento e nas emendas parlamentares.

O favorito para ficar no lugar de Arthur Lira (PP-AL), é o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que é apoiado pelo próprio presidente da Casa e por pelo menos 487 dos 513 deputados. A expectativa é que ele quebre o recorde do próprio Lira com uma ‘supermaioria’.

Já no Senado, o favorito para ocupar o lugar de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é um antigo conhecido na liderança da Casa Alta, o senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Ele já ocupou o cargo entre 2019 e 2021 e no mandato de Pacheco ficou com a presidência da comissão mais importante, a de Constituição e Justiça. Ele já conta com o aval do MDB, PT, PSD, PDT, PSB, PP e PL.

Além do presidente do Senado, que também preside o Congresso Nacional, compõem a Mesa dois vice-presidentes e quatro secretários, que exercem atribuições previstas na Constituição e no Regimento Interno da Casa.

Na segunda-feira, 3 de fevereiro, já sob a direção da nova Mesa, serão abertos os trabalhos legislativos do Congresso Nacional. A sessão solene que abre o ano legislativo é feita com a participação de representantes dos Três Poderes.

Além das mensagens dos presidentes da Câmara e do Senado, também serão lidas uma mensagem do Executivo (pelo presidente da República ou por um representante) e uma do presidente do Supremo Tribunal Federal, representando o Judiciário.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…