• Home
  • BRASIL
  • Alerta vermelho: chuvas intensas vão castigar região Sul. Saiba onde

Alerta vermelho: chuvas intensas vão castigar região Sul. Saiba onde

As cidades da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, Santa Catarina, estão sendo castigadas pelas fortes chuvas desde a manhã desta quinta-feira (16/1). As fortes precipitações devem seguir até a próxima sexta-feira (17/1), segundo as previsões.

O que está acontecendo:

  • Chuvas intensas e alerta vermelho: Grande Florianópolis e Vale do Itajaí enfrentam chuvas acima de 100 mm, com risco de alagamentos e transbordamentos até sexta-feira (17/1).
  • Registros de impacto: pessoas e veículos ilhados estão sendo compartilhados nas redes sociais, evidenciando a gravidade da situação.
  • Causas meteorológicas: A combinação de circulação marítima e características geográficas intensifica as precipitações na região.
  • Volumes recordes: Camboriú e Florianópolis já acumularam 70% da chuva prevista para janeiro, levando à emissão de avisos da Defesa Civil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na tarde desta quinta-feira (16/1), um aviso vermelho, alertando sobre chuvas intensas na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. Podem ser registradas precipitações com volumes acima dos 100 mm.

Alerta vermelho para a Grande Florianópolis – Metrópoles

Existe o risco de alagamentos e transbordamentos de rios. O alerta vermelho vale até as 9 horas da manhã de sexta-feira (17/1).

Os registros dos estragos causados pelas chuvas estão circulando nas redes sociais. Veja:

 

Motivo das fortes chuvas

As fortes chuvas na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí são fruto da combinação da circulação marítima com as características geográficas da região.

A circulação marítima é caracterizada por ventos úmidos que vêm do mar, provocando chuvas contínuas e fortes.

Os municípios de Camboriú e Florianópolis registraram volumes recordes de chuvas neste início de ano, com 176 mm e 153 mm, respectivamente. Esses números representam até 70% da chuva esperada para toda mês de janeiro.

Devido à magnitude da precipitação, a Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) emitiu um Aviso Meteorológico de Observação, alertando para riscos de temporais, alagamentos, enxurradas, e danos na infraestrutura, como quedas de árvores e interrupções na rede elétrica.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Militar em Alto Alegre dos Parecis recuperou dois veículos furtados

Na manhã do último domingo (13/04), a Polícia Militar em Alto alegre dos Parecis recuperou…

Polícia Militar apreende drogas em Porto Velho

Hoje, 15 de abril de 2025, por volta das 13 horas, policiais militares do 5º…

Carille detona postura do Vasco: “Temos que respeitar onde estamos”

Treinador do Vasco, Fábio Carille não poupou nas críticas a seus comandados após a derrota…