• Home
  • BRASIL
  • Política migratória de Trump vira crise diplomática na América Latina

Política migratória de Trump vira crise diplomática na América Latina

A política de Donald Trump contra imigrantes nos Estados Unidos intensificou-se no último fim de semana, impactando as relações com países da América Latina.

No sábado (25/1), brasileiros deportados pelo governo Trump foram algemados e amarrados ao desembarcarem no Brasil. As cenas repercutiram internacionalmente e os presidentes do México e da Colômbia se negaram a receber aviões com passageiros na mesma condição.

Como retaliação, Trump impôs sanções econômicas à Colômbia. Além disso, autorizou uma operação para deter imigrantes na cidade de Chicago. O perfil oficial da Casa Branca nas redes sociais ainda listou casos de imigrantes latinos retidos com antecedentes criminais, sugerindo uma associação entre imigração e criminalidade.

6 imagens

Eles foram enviados para BH em avião da FAB

Deportados em avião da FAB, rumo a Belo Horizonte
Deportado mostra marca de agressões por parte de policiais americanos
Homem mostra hematoma nas costas
Deportados dos EUA subiram em asa de avião para pedir ajuda
1 de 6

Deportados brasileiros dos Estados Unidos usando corrente e algemas

Reprodução/Vídeo

2 de 6

Eles foram enviados para BH em avião da FAB

Andre Santos/ Parceiro Metrópoles

3 de 6

Deportados em avião da FAB, rumo a Belo Horizonte

FAB

4 de 6

Deportado mostra marca de agressões por parte de policiais americanos

Andre Santos/ Parceiro Metrópoles

5 de 6

Homem mostra hematoma nas costas

Andre Santos/ Parceiro Metrópoles

6 de 6

Deportados dos EUA subiram em asa de avião para pedir ajuda

Reprodução

A escalada chegou ao ponto da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) chamar uma reunião de última hora para o próximo dia 30 de janeiro. A presidente de Honduras, Xiomara Castro, que é a presidente pro tempore da Celac anunciou a reunião em suas redes sociais.

Entre os tópicos que serão discutidos na reunião extraordinária com presidentes estão migração, meio ambiente e unidade latino-americano e caribenha.

Impacto no Brasil

Ainda não está clara a proporção do reflexo desta crise no Brasil. O governo brasileiro desautorizou as algemas e correntes nos deportados brasileiros. O Ministério dos Direitos Humanos prepara um relatório sobre as denúncias de agressões contra brasileiros dentro do avião militar americano.

No caso da Colômbia, o respingo foi imediato. O presidente colombiano Gustavo Petro não aceitou receber aviões militares com deportados, exigindo um transporte digno. Trump então suspende a emissão de vistos e determinou uma taxação de 25% de produtos da Colômbia.

Em resposta, Petro falou que vai taxar os produtos americanos em 50%. Ele escreveu um longo comunicado criticando o autoritarismo do governo americano e exaltando a América Latina. “Derrumbe-me e as Américas responderão”, escreveu no texto em que fala de resistência contra Trump.

No meio dessa confusão, o perfil oficial da Casa Branca no X publicou várias fotos de imigrantes latinos que cometeram crimes. A publicação passa a ideia de que imigrantes são criminosos e que o trabalho da agência de controle de fronteiras é proteger as comunidades estadunidenses de “estupradores de crianças a suspeitos de terrorismo do ISIS”.

Ao mesmo tempo em que fortalece a deportação de imigrantes, o governo Trump tentou acabar com a cidadania americana por nascer dentro do país. Ele ainda quer retomar a ideia de cidadania por laço consanguíneo, como era antes da abolição da escravatura nos Estados Unidos.

Dessa maneira, Trump assinou um decreto proibindo o direito à cidadania a filhos de imigrantes nascidos nos Estados Unidos. O decreto foi suspenso pelo judiciário e está sendo questionado juridicamente, mas o atual presidente dos EUA quer mantê-lo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Militar em Alto Alegre dos Parecis recuperou dois veículos furtados

Na manhã do último domingo (13/04), a Polícia Militar em Alto alegre dos Parecis recuperou…

Polícia Militar apreende drogas em Porto Velho

Hoje, 15 de abril de 2025, por volta das 13 horas, policiais militares do 5º…

Carille detona postura do Vasco: “Temos que respeitar onde estamos”

Treinador do Vasco, Fábio Carille não poupou nas críticas a seus comandados após a derrota…