• Home
  • BRASIL
  • Deportados: “Em solo nacional” algemas não serão admitidas, diz Vieira

Deportados: “Em solo nacional” algemas não serão admitidas, diz Vieira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com ministros nesta terça-feira (28/1) para discutir a deportação de imigrantes brasileiros que estão ilegais nos Estados Unidos. Após a conversa, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, falou com a imprensa e disse que o governo não irá admitir que os cidadãos nacionais sigam algemados e acorrentados quando chegarem ao solo brasileiro.

O que está acontecendo:

  • Antes de assumir a Casa Branca pela segunda vez, Trump prometeu implementar políticas duras contra imigrantes ilegais nos EUA e está cumprindo a promessa;
  • Primeiro avião com os deportados brasileiros na era Trump precisou pousar em Manaus para abastecer. Na capital, tripulantes perceberam problemas técnicos e cancelaram o voo seguinte;
  • Confinados no avião defeituoso e acorrentados, os brasileiros protestaram e, segundo eles, sofreram violência por parte dos agentes dos EUA;
  • Voos com brasileiros deportados dos Estados Unidos ocorrem desde 2017, no governo de Michel Temer. Eles chegam ao Brasil uma ou duas vezes por mês;
  • O uso de algemas durante os voos é regra, mas os americanos queriam manter os brasileiros presos enquanto mandavam outro avião para levá-los de Manaus para Confins, o que o governo federal não permitiu.
6 imagens

1 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

2 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

3 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

4 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

5 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

6 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

O governo está mobilizado desde a chegada de 88 brasileiros deportados que desembarcaram no país algemados, com os pés acorrentados, sem alimentação e sem poder ir ao banheiro. A situação desagradou o governo brasileiro. “Nós não podemos admitir que as pessoas venham com aquele tipo de tratamento, inclusive correndo riscos maiores porque o avião poderia ter sofrido acidentes e problemas mais graves”, disse Mauro Vieira.

“[A situação] nos faz agora trabalhar para, junto com as autoridades americanas, procurar formas de que seja feito de acordo com a legislação brasileira e também com as normas de segurança e acolhimento dentro de uma aeronave”, destacou o ministro brasileiro das Relações Exteriores.

Questionado se existe acordo formal que vede o uso de algemas nos cidadãos brasileiro, Mauro Vieira respondeu que, “em solo nacional, não pode e não deve haver [uso de algemas]”, e disse que há acordos anteriores, de 2018 e 2021, que regulamentaram parte dessas operações.

“Essa operação [do fim da semana passada] foi trágica justamente por uma questão de um defeito no avião”, destacou o chanceler brasileiro.

O governo ainda destacou a possibilidade de uma operação da Força Aérea Brasileira (FAB) para trazer os deportados ao Brasil. “Essa é uma questão do governo americano que tem que mandar os brasileiros”, frisou.

Também estiveram presentes na reunião os ministros: Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), José Mucio (Defesa) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos). O vice-presidente Geraldo Alckmin e o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, também estiveram presentes.

Na sexta-feira (24/1), a primeira aeronave norte-americana com imigrantes brasileiros ilegais da era Trump pousou no Brasil. As imagens, que viralizaram nas redes sociais, mostram os deportados com os pés e mãos algemados.

Gestão Trump

Donald Trump foi eleito como novo presidente dos Estados Unidos com a bandeira contra a imigração. O bilionário chegou a prometer que iria realizar “a maior deportação da história da América” e concluir a construção de um muro na divisa com o México.

8 imagens

Imigrantes de todas as nacionalidades sendo deportados dos EUA
Deportados dos EUA subiram em asa de avião para pedir ajuda
Autoridades e policiais da imigração mexicana recebem deportados depois que eles foram enviados de volta ao México
Imigrantes deportados
1 de 8

Imigrantes deportados

Dept. of Defense photo by Senior Airman Devlin Bishop

2 de 8

Sgt Kimberly Nagle/U.S. Department of Defense via Getty Images

3 de 8

Imigrantes de todas as nacionalidades sendo deportados dos EUA

Reprodução/X

4 de 8

Deportados dos EUA subiram em asa de avião para pedir ajuda

Reprodução

5 de 8

Autoridades e policiais da imigração mexicana recebem deportados depois que eles foram enviados de volta ao México

John Moore/Getty Images

6 de 8

Imigrantes deportados

Dept. of Defense photo by U.S. Army Sgt. 1st Class Nicholas J. De La Pena

7 de 8

Deportados

Dept. of Defense photo by U.S. Army Sgt. 1st Class Nicholas J. De La Pena

8 de 8

Sgt. 1st Class Nicholas J. De La Pena/U.S. Department of Defense via Getty Images

O novo presidente chegou a assinar uma ordem executiva que determina o fim do direito à cidadania automática a filhos de estrangeiros que nasceram em solo norte-americano. No entanto, a medida foi derrubada pela Justiça dos EUA por envolver a 14ª emenda da Constituição do país.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Angela Gandra firma parceria hidroviária com Moscou

Em 3 de abril, a secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Angela…

Saiba como é feito o cálculo da restituição do Imposto de Renda

Os contribuintes podem entregar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de…

Caso Ana Beatriz: após confessar, mãe passa por audiência nesta quarta (16)

A mãe da menina Ana Beatriz, que confessou ter matado a própria filha asfixiada com…