Os líderes partidários da Câmara dos Deputados fecharam acordo, na manhã deste sábado (1º/2), sobre todos os nomes que vão compor a nova mesa diretora sob a presidência de Hugo Motta (Republicanos-PB), que deve ser confirmado para o comando da Casa nesta tarde. A eleição está marcada para às 16h (horário de Brasília).
A mesa diretora é composta por 11 pessoas, sendo uma delas o presidente. Além de Motta, os deputados vão formalizar neste sábado a escolha dos dois vice-presidentes, dos quatro secretários e dos quatro suplentes.
Confira abaixo a lista dos nomes definidos para cada cargo:
- 1º vice-presidente – Altineu Côrtes (PL-RJ);
- 2º vice-presidente – Elmar Nascimento (União Brasil-BA);
- 1º secretário – Carlos Veras (PT-PE);
- 2º secretário – Lula da Fonte (PP-PE);
- 3º secretário – Delegada Katarina (PSD-SE);
- 4º secretário – Sergio Souza (MDB-PR);
- Suplentes – Carlos Rodrigues (PL-SP), Paulo Foletto (PSB-ES), Victor Linhalis (Podemos-ES) e Paulo Barbosa (PSDB-SP).
Mais cedo, o ainda presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse esperar que a sessão da eleição do presidentes e dos membros da Mesa não se estenda. De acordo com Lira, se tudo ocorrer bem, a eleição deve ser resolvida em até duas horas. A votação na Câmara é por urnas eletrônicas.
Franco fiador de Motta, o atual presidente disse que espera que o sucessor tenha ainda mais votos do que ele. Lira bateu recorde em 2023, quando foi reeleito com 464 votos para o comando da Câmara.
“Ficarei muito mais orgulhoso, porque trabalhei muito por isso [a eleição de Motta], se Hugo Motta tiver um voto a mais do que eu”, afirmou Lira em clima de descontração.