• Home
  • POLÍTICA
  • STF cria ‘armadilha’ e ações trabalhistas sobem 65%

STF cria ‘armadilha’ e ações trabalhistas sobem 65%

Empresas recorrem cada vez mais ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter decisões da Justiça do Trabalho favoráveis a empregados. O uso das chamadas “reclamações constitucionais” cresceu 65% ao longo de 2024. Os dados são da mais alta Corte do país.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

No último ano, esse tipo de recurso no âmbito trabalhista atingiu 4,2 mil registros. Pela primeira vez, ultrapassou o volume de outras áreas do direito. Especialistas avaliam que o STF pode ter criado um problema para si próprio ao permitir o uso amplo dessa ferramenta jurídica.

“Essa quantidade absurda de ações trabalhistas que está indo para o Supremo é culpa do próprio Supremo”, disse Cássio Casagrande, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), ao portal UOL.

YouTube video

Há pelo menos dois anos, a maioria dos ministros derruba decisões da Justiça do Trabalho que identificam fraudes, reconhecem vínculos empregatícios e determinam pagamentos conforme a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Esse cenário afeta processos relacionados à terceirização, pejotização e uberização.

Críticos apontam que os ministros se baseiam no Tema 725 do STF, que permite a terceirização irrestrita, mas tratam situações distintas como se fossem equivalentes.

Um exemplo comum envolve profissionais contratados como PJs (pessoas jurídicas), que na prática atuam como empregados subordinados. Esse modelo é amplamente utilizado para reduzir custos e evitar o pagamento de encargos trabalhistas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…