O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), Maurão de Carvalho, foi preso na manhã desta quarta-feira (12) em Porto Velho durante uma operação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Rondônia (MP-RO). A prisão ocorreu em cumprimento a uma ordem judicial expedida pelas Câmaras Especiais Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO).
Segundo as investigações do MP-RO, Maurão de Carvalho foi identificado como integrante de um esquema de desvio de recursos públicos, que teria ocorrido entre junho de 2004 e junho de 2005. O caso envolveu a participação de quase todos os 24 deputados estaduais eleitos à época, resultando em um rombo de mais de R$ 11 milhões aos cofres públicos.
Maurão exerceu o cargo de presidente da ALE-RO no biênio 2015-2017 e, após a investigação, foi condenado a 11 anos e 7 meses de reclusão, além de 501 dias-multa pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. O ex-deputado foi encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá a pena determinada pela Justiça.