• Home
  • POLÍTICA
  • Alckmin quer reeleição como vice, mas aliados cogitam Senado

Alckmin quer reeleição como vice, mas aliados cogitam Senado

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), quer continuar ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 2026, mas aliados veem espaço para que ele concorra ao Senado por São Paulo.

De acordo com a Folha de S.Paulo, ele teria dito a aliados, em conversas internas, que já ocupou diversos cargos ao longo da carreira, incluindo vereador, prefeito, deputado estadual e federal, governador, vice-presidente, ministro e presidente interino. Falta apenas ser senador da República.

Leia mais: “‘Se for por causa da Gleisi, dólar vai cair’, diz Alckmin”

Em 2026, duas cadeiras para o Senado estarão em disputa pelo Estado de São Paulo, assim como pelas outras unidades da Federação. A esquerda enfrenta dificuldades para lançar candidatos competitivos, e aliados tentam convencer Alckmin a entrar na corrida eleitoral.

Trajetória política de Alckmin

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho nasceu em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, em 7 de novembro de 1952. É casado com Maria Lúcia Ribeiro Alckmin, conhecida como Lu, e tem três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz, esse último falecido em 2015.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Foi vereador e prefeito de Pindamonhangaba (SP) pelo MDB, além de deputado estadual e federal por São Paulo. Nas eleições de 1994, foi eleito vice-governador na chapa de Mário Covas. Alckmin assumiu o governo depois da morte de Covas, em 1998.

YouTube video

Em 2002, foi reeleito governador de São Paulo para o mandato de 2003 a 2006. Em 2010 saiu vitorioso nas urnas e voltou a ocupar o cargo de governador, sendo reeleito em 2014.

Junto a outras personalidades políticas, fundou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), no qual permaneceu por mais de 30 anos. No PSDB foi um crítico ferrenho do PT e de Lula e é dele a frase: “Depois de ter quebrado o Brasil, Lula quer voltar à cena do crime”, referindo-se ao maior esquema de corrupção do país, investigado pela Lava Jato desde 2014.

YouTube videoYouTube video

A famosa crítica foi feita em 2017. Quatro anos depois, porém, Alckmin deixou o PSDB e, em 2022, filiou-se ao PSB. Disputou, então, o governo ao lado de Lula.

Leia também:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bolsonaro compartilha momento que realizou exame de ultrassom

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua internado na unidade de terapia intensiva do Hospital DF…

“Bênção para o nosso tempo”, diz CNBB sobre papa Francisco

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, na tarde desta segunda-feira (21/4), coletiva…

Evento “Páscoa na Comunidade” mobiliza parceiros e promove cidadania e educação ambiental em Vilhena

Neste sábado, 19 de abril de 2025, foi realizado o evento “Páscoa na Comunidade”, uma…