• Home
  • BRASIL
  • Em viagem ao Japão, Lula quer destravar exportação de carne

Em viagem ao Japão, Lula quer destravar exportação de carne

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca no Japão, no próximo dia 24, com a missão de acelerar a abertura do mercado japonês para a exportação de produtos brasileiros, sobretudo as carnes bovina e suína. A visita de Estado busca estreitar a relação comercial entre os países.

Trata-se da quinta viagem do petista ao país asiático em seus mandatos, mas a primeira visita de Estado. O Japão tem a tradição de realizar apenas uma cerimônia do tipo por ano. A última, no entanto, ocorreu em 2019, com a ida de Donald Trump, em seu primeiro mandato como presidente dos Estados Unidos.

Durante a viagem, Lula e a primeira-dama Janja Lula da Silva serão recebidos pelo imperador Naruhito e pela imperatriz Masako. O presidente também terá reunião de trabalho com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba.

Impasse da carne

Um dos principais tópicos a serem abordados é a autorização para exportação de carnes bovina e suína ao Japão. Segundo o embaixador Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil vem aprimorando as condições sanitárias para exportação do produto, mas ainda depende do aval das autoridades japonesas.

A expectativa é que o governo brasileiro saia de lá com o “compromisso político”, por parte do Japão, de enviar uma missão sanitária de avaliação de risco para destravar a abertura do mercado. Esta é uma das etapas finais para a certificação.

“Existe um empenho político de fazer avançar esse assunto. O Brasil é um grande produtor de produtos do agronegócio, muito competitivo, seguro e responsável. Então, achamos que é importante e deve ser reconhecido”, afirmou o embaixador em conversa com a imprensa nesta sexta-feira (14/3).

De acordo com o Itamaraty, o Japão movimenta US$ 4 bilhões anuais do mercado bovino — 80% do montante ficam com a Austrália e os Estados Unidos.

Relações comerciais

Durante a viagem, estão previstas outras agendas para aprimorar as relações comerciais entre os países. Haverá um fórum empresarial Brasil-Japão, com a participação de cerca de 500 empresários dos setores de alimentos, agronegócio, espacial, energia, logística e siderurgia.

As autoridades também devem tentar avançar em um acordo comercial entre Mercosul e Japão. Além disso, há a previsão de assinatura de atos, envolvendo os setores público e privado em áreas como ciência e tecnologia, combustíveis sustentáveis, educação, pesca, recuperação de pastagens, entre outros.

Após a viagem ao Japão, Lula embarca para o Vietnã, em uma visita de Estado que visa a integração política e econômica entre os países.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…