STF tem maioria para manter ministros em julgamento

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira, 19, para manter os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino no julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas por suposta tentativa de golpe de Estado.

Os três ministros integram a Primeira Turma do STF, que marcou para os dias 25 e 26 de março a análise da acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o chamado núcleo da organização criminosa, supostamente formado por Bolsonaro e sete aliados. A decisão definirá se eles se tornam réus pelos crimes denunciados.

Leia mais: “Bolsonaro recorre de decisão que negou impedimento de Dino e Zanin no julgamento do ‘golpe’”

O STF analisa quatro recursos. A defesa de Bolsonaro pediu o afastamento de Dino e Zanin, enquanto as defesas dos generais Walter Braga Netto e Mário Fernandes solicitaram a exclusão de Moraes e de Dino do julgamento.

Seis ministros seguiram o voto do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que negou os recursos. Os ministros que já votaram pela rejeição são Barroso, Moraes, Gilmar Mendes, Zanin, Dino, Dias Toffoli e Edson Fachin.

Como o julgamento acontece no plenário virtual, os demais ministros têm até 23h59 desta quinta-feira, 20, para registrar seus votos. Mesmo que haja discordância, a tese contrária não pode mais vencer.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Barroso responde The Economist e nega ter dito ‘derrotamos o bolsonarismo’

Neste sábado, 19, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, divulgou…

Operação Maximus – BOPE apreende cerca de 60 pacotes de entorpecente

Cerca de 60 pacotes de substâncias aparentando ser entorpecentes do tipo maconha e mais quatro…

Bragantino x Cruzeiro: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

O Red Bull Bragantino recebe o Cruzeiro neste domingo (20), às 20h30 (de Brasília), em…