TCU arquiva pedido de Gayer sobre viagens de Janja

O Tribunal de Contas da União (TCU) recusou, nesta quarta-feira, 19, por unanimidade, um pedido de auditoria feito pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) sobre os gastos relacionados às viagens da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Gayer afirmou que, entre 2023 e 2024, Janja passou 103 dias fora do país em compromissos internacionais — 16 dias a mais do que o próprio presidente da República.

Ele argumentou ainda que, além de acompanhar o presidente na maioria das viagens ao exterior (com exceção de uma ida ao Chile), a primeira-dama também representou o Brasil em eventos oficiais, como a cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris e um encontro sobre educação no Catar.

Para Gayer, o fato de Janja não ocupar um cargo público e ter “elevados custos” com deslocamentos justificaria a abertura de uma investigação pelo TCU.

YouTube video

Relator diz que auditoria sobre Janja é improcedente

Na decisão, o relator do caso, ministro Bruno Dantas, destacou que a participação da primeira-dama em delegações sem a presença do chefe do Executivo já foi analisada pelo Tribunal em outra ocasião, tendo sido considerada improcedente.

A ida de Janja à Olimpíada de Paris também foi alvo de questionamento em uma representação na Corte, que não viu irregularidades no caso.

O ministro também ressaltou que o solicitante não tem competência legal para pedir fiscalizações ao TCU, conforme estabelece a legislação e o Regimento Interno do órgão.

Leia também: “Lula designa Janja para participar de evento em Paris”

Segundo essas normas, essa prerrogativa é exclusiva dos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além dos dirigentes de comissões técnicas ou de inquérito, desde que a solicitação seja aprovada pelo respectivo colegiado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bolsonaro compartilha momento que realizou exame de ultrassom

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua internado na unidade de terapia intensiva do Hospital DF…

“Bênção para o nosso tempo”, diz CNBB sobre papa Francisco

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, na tarde desta segunda-feira (21/4), coletiva…

Evento “Páscoa na Comunidade” mobiliza parceiros e promove cidadania e educação ambiental em Vilhena

Neste sábado, 19 de abril de 2025, foi realizado o evento “Páscoa na Comunidade”, uma…