• Home
  • POLÍTICA
  • Julgamento de Bolsonaro começa nesta terça, 25; confira detalhes

Julgamento de Bolsonaro começa nesta terça, 25; confira detalhes

A 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta terça-feira, 25, às 9h30, o julgamento para decidir se o ex-presidente Jair Bolsonaro será formalmente acusado em uma ação penal.

O processo deriva de uma denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e levanta a hipótese de o político e outras sete pessoas serem autoras de cinco crimes: tentativa de Golpe de Estado, atentado contra o Estado Democrático de Direito, formação de organização criminosa armada, dano qualificado e grave ameaça ao patrimônio da União e ao patrimônio tombado.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O julgamento começa às 9h30 e terá transmissão ao vivo pelos canais do STF e da TV Justiça no YouTube. As sessões ocorrerão em três partes: duas nesta terça-feira, 25, e uma nesta quarta-feira, 26.

Quem vai julgar Bolsonaro e os outros acusados?

Sessão da 1ª Turma do STF
Fazem parte da 1ª Turma do STF Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes | Fotos Gustavo Moreno/STF

A 1ª turma do STF é a responsável por esse julgamento. A integram os ministros Cristiano Zanin, presidente, Alexandre de Moraes, relator, além de Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

Leia mais: “O golpe em processo”, artigo de Tiago Pavinatto publicado na Edição 261 da Revista Oeste

Bolsonaro e seus aliados fazem parte do núcleo 1, considerado pela PGR o grupo central na tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois da eleição de 2022. A denúncia ainda afirma que os atos culminaram nos eventos do 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Além do ex-presidente, compõem o número 1 o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ); o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos; e o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.

YouTube videoYouTube video

Também estão nesse grupo o general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; o tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens do governo Bolsonaro, Mauro Cid; o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira; e o ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto.

Detalhes do julgamento no STF

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF)Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF)
Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília | Foto: Divulgação/STF

Se a 1ª Turma do STF aceitar a denúncia, haverá a instauração de uma ação penal, de modo a transformar os acusados em réus. Nessa fase, as defesas apresentarão suas teses, enquanto os juízes analisaram provas e depoimentos. Por outro lado, caso o grupo da Corte rejeite a denúncia, a acusação será arquivada.

A PGR embasou sua denúncia em um relatório de 884 páginas elaborado pela Polícia Federal. Ele supostamente traz detalhes de atividades de uma organização criminosa, que teria o objetivo de manter Bolsonaro no poder.

Leia também: “Uma cortina cor de toga”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 261 da Revista Oeste

Além disso, a denúncia inclui alegações de que o grupo planejou assassinatos de figuras políticas. Entre elas, do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bolsonaro compartilha momento que realizou exame de ultrassom

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua internado na unidade de terapia intensiva do Hospital DF…

“Bênção para o nosso tempo”, diz CNBB sobre papa Francisco

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, na tarde desta segunda-feira (21/4), coletiva…

Evento “Páscoa na Comunidade” mobiliza parceiros e promove cidadania e educação ambiental em Vilhena

Neste sábado, 19 de abril de 2025, foi realizado o evento “Páscoa na Comunidade”, uma…