• Home
  • POLÍTICA
  • Oposição critica greve de fome de Glauber Braga: ‘Teatrinho’

Oposição critica greve de fome de Glauber Braga: ‘Teatrinho’

Sem comida, cama e apenas com o uso de soro, isotônicos e água de coco. Esse é o retrato exibido sobre a rotina do deputado Glauber Braga (Psol-RJ), instalado de forma improvisada na Câmara dos Deputados.

Há quatro dias, o parlamentar adotou a greve de fome como forma de protesto contra a decisão do Conselho de Ética que recomendou sua cassação. A medida, entretanto, dividiu opiniões entre integrantes da base do governo e oposicionistas.

Apesar de ter sensibilizado figuras próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann — que visitaram Glauber —, a ação não surtiu o mesmo efeito entre integrantes do centrão e da oposição.

+ Leia também: “Lula quer levar Barroso em viagens internacionais”

Entre parlamentares contrários ao governo, a leitura é de que a greve de fome é um “ato teatral” ou “cênico”. Interpelado por Oeste, o deputado Kim Kataguiri (União – SP) foi categórico ao comentar o comportamento de Braga depois do parecer do colegiado.

“Esse tipo de teatrinho não comove ninguém”, disse o deputado. “Muito menos o presidente da comissão, que foi insultado reiteradas vezes e, mesmo assim, conduziu os trabalhos com ordem e respeito.”

A Câmara julga Glauber por agressão ao militante Gabriel Costenaro, integrante do Movimento Brasil Livre, grupo político liderado por Kataguiri.

A narrativa de perseguição

Ainda segundo o parlamentar do União Brasil, não há indício de perseguição política por parte do deputado Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara. Aliados de Glauber Braga citaram o nome de Lira como suposto articulador do processo de cassação.

“Quem acusa tem de provar”, afirmou Kataguiri. “Essa narrativa é uma tentativa barata de vitimização. O motivo da cassação está escancarado: Glauber partiu para a agressão física, com testemunhas, câmeras, tudo registrado. Foi falta de decoro. O Parlamento não pode normalizar esse tipo de comportamento criminoso. Se fosse um deputado de direita que tivesse feito o mesmo, a esquerda já estaria pedindo prisão.”

Glauber Braga provoca desgaste na esquerda

O Psol, por sua vez, insiste que a punição é desproporcional e tem caráter político. No entanto, a pressão do partido não tem produzido efeito entre integrantes do centrão — bloco majoritário na Câmara — nem entre deputados da oposição. Para esses grupos, o gesto de Glauber Braga expõe um desgaste institucional crescente entre o Legislativo e os setores mais radicalizados da esquerda.

YouTube video

Apesar da visibilidade, a greve de fome não mudou o cenário no Conselho de Ética. O plenário da Casa deve analisar o caso nas próximas semanas. Até lá, Glauber Braga segue em protesto.

O que diz a assessoria do psolista

A assessoria do parlamentar se manifestou, por meio de nota, neste domingo. “Glauber Braga está há mais de 103 horas em greve de fome, instalado no Plenário 5 da Câmara dos Deputados, onde foi realizada a reunião do Conselho de Ética”, diz o texto.

A nota também afirma que a decisão pela cassação do psolista é resultado de uma “articulação golpista”.

Leia mais:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Militar em Alto Alegre dos Parecis recuperou dois veículos furtados

Na manhã do último domingo (13/04), a Polícia Militar em Alto alegre dos Parecis recuperou…

Polícia Militar apreende drogas em Porto Velho

Hoje, 15 de abril de 2025, por volta das 13 horas, policiais militares do 5º…

Carille detona postura do Vasco: “Temos que respeitar onde estamos”

Treinador do Vasco, Fábio Carille não poupou nas críticas a seus comandados após a derrota…