• Home
  • POLÍTICA
  • Suplente de Glauber Braga é ameaça e assusta aliados de Lula

Suplente de Glauber Braga é ameaça e assusta aliados de Lula

A possível cassação do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) gera preocupação entre integrantes do Psol e aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Caso isso ocorra, Heloísa Helena (Rede-RJ), crítica do governo, poderá assumir a vaga, o que causa apreensão, em razão seu histórico de oposição e conflitos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Heloísa é conhecida por sua postura combativa e já concorreu à Presidência, em 2006, pelo Psol. À época, obteve 7% dos votos. Sua notoriedade e críticas frequentes ao governo preocupam aqueles que temem rupturas na aliança Psol−Rede. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Cassação de Glauber Braga e tensões políticas

glauber braga
O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A cassação de Braga tem relação a um processo liderado por Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados, que teria mobilizado apoio de líderes partidários para assegurar a perda do mandato do deputado do Psol.

Heloísa Helena manifestou solidariedade a Braga e classificou o processo como “escandaloso e desproporcional”. Além disso, enfrenta tensões internas na Rede, pois protagoniza disputas contra a ala ligada à ministra Marina Silva.

Leia mais: “O PT e a praga”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 264 da Revista Oeste

Recentemente, a Rede elegeu Paulo Lamac como porta-voz, apoiado por Heloísa, enquanto Giovanni Mockus, da ala de Marina, ficou de fora. A suplente de Glauber também tem um histórico de conflitos com o deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE), o que agrava as tensões internas no partido.

Heloísa transferiu seu domicílio eleitoral de Alagoas para o Rio de Janeiro, depois de derrotas em disputas para deputada federal, em 2018, e vereadora, em 2020. Em sua estreia no Rio, sua candidatura foi a mais cara da federação Psol/Rede e gerou acusações de abuso de poder econômico por parte de correligionários.

Possível influência de Heloísa na Câmara

YouTube videoYouTube video

Se assumir na Câmara, Heloísa e Gadêlha seriam os únicos representantes da Rede, o que pode afetar a dinâmica interna do partido. O Psol tenta usar o perfil de Heloísa para negociações que evitem a cassação de Braga, de modo a aproveitar desavenças antigas com a família de Lira.

Arthur Lira, que já atacou Heloísa em campanhas eleitorais, é visto como fiador do processo de cassação do deputado esquerdista. No Psol, há a percepção de que a suplente, com sua postura incisiva, poderia ser mais desafiadora para a oposição do que Braga.

Leia também: “A vez da Câmara”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 264 da Revista Oeste

Na última quarta-feira, 9, o Conselho de Ética da Câmara aprovou, por 13 votos a favor e 5 contrários, o pedido de cassação do mandato de Glauber. A acusação é sobre uma agressão ao integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costanaro, em abril de 2024. O processo segue para o plenário da Casa, mas depende de decisão de Hugo Motta para ser pautado, além de 257 votos favoráveis para ser aprovado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Pornô revanche”: Janones comenta denúncia de prefeita e nega crime

O deputado federal André Janones (Avante-MG) se manifestou publicamente nesta terça-feira (15/4) sobre uma acusação…

PETRAN do 10º BPM recaptura procurado pela justiça em Rolim de Moura.

Uma guarnição da  PTRAN em patrulhamento de rotina no bairro Bom Jardim, em Rolim de…

Flamengo se pronuncia após PF indiciar Bruno Henrique por fraude

O Flamengo se pronunciou pela primeira vez após a decisão da Polícia Federal (PF) de…