• Home
  • POLÍTICA
  • Só 35% consideram governo Lula melhor que a gestão Bolsonaro

Só 35% consideram governo Lula melhor que a gestão Bolsonaro

A mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, divulgada nesta segunda-feira, 14, apurou comparações da gestão Lula com o governo anterior. Para 41,5% dos entrevistados, o governo petista está pior do que o de Jair Bolsonaro, enquanto 35,7% avaliam que está melhor.

No Nordeste, 41,7% ainda consideram a gestão atual superior à anterior. Em todas as demais regiões, prevalece a impressão de que o governo piorou.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Comparação com o governo Bolsonaro | Foto: Reprodução/Instituto Opinião

“Essa comparação direta com Bolsonaro é um termômetro importante”, diz Arilton Freres, sociólogo e diretor do Instituto Opinião. “Ela mostra que Lula ainda não conseguiu consolidar uma percepção clara de mudança positiva, especialmente fora do Nordeste.”

As entrevistas foram feitas por telefone, entre 9 e 11 de abril. Quanto à avaliação geral do governo Lula, 42,1% dos brasileiros consideram “ruim” ou “péssimo”. De acordo com o levantamento, 29,8% classificam como “regular”, enquanto 27,8% dos entrevistados consideram a gestão petista “ótima” ou “boa”.

A rejeição é especialmente forte nas regiões Sul e Sudeste, onde mais de 44% dos entrevistados exibiram insatisfação com o governo. No Nordeste, tradicional reduto de apoio petista, a balança ficou mais equilibrada, com 33,4% de reprovação e 32,6% de aprovação.

Mais de 53% dos brasileiros reprovam a maneira de Lula governar, diz pesquisaMais de 53% dos brasileiros reprovam a maneira de Lula governar, diz pesquisa
Avaliação geral do governo Lula, com segmentação entre regiões do Brasil | Foto: Reprodução/Instituto Opinião

Reprovação no Nordeste se aproxima da aprovação

A aprovação da forma como Lula administra o país segue o mesmo padrão de divisão: a maioria, em 53,6%, reprova, enquanto 44,6% dos entrevistados aprovam. Regionalmente, o Nordeste novamente apresenta os índices mais altos de aprovação, com 54,7%. 

Por perfil, os jovens de 16 a 24 anos (52,9%) e as mulheres (50,3%) tendem a aprovar a gestão. Já os homens (60,9%) e pessoas com renda acima de cinco salários mínimos (62,3%) são mais críticos.

“A rejeição entre os mais ricos e entre os evangélicos é muito significativa”, avalia Freres. “Mas é preciso observar que o governo mantém apoio entre os mais jovens e os que ganham até dois salários mínimos.”

Avaliação da maneira de Lula governar | Foto: Reprodução/Instituto Opinião

Em relação à imagem pública do petista, a avaliação negativa prevalece: 47,9% consideram sua imagem “mais negativa”, contra 30,5% que a veem de forma positiva. A percepção negativa é mais intensa entre os homens (54,1%), principalmente os mais escolarizados (52,7%).

“Existe um desgaste evidente da figura do presidente entre parcelas mais críticas e informadas da população, o que exige um esforço renovado de comunicação institucional”, avalia o presidente do instituto. 

População aprova medidas pontuais do governo Lula

Apesar da avaliação geral negativa, algumas medidas específicas do governo federal contam com aprovação significativa. O programa Celular Seguro, que permite o bloqueio remoto de aparelhos roubados, foi aprovado por 80,3% dos entrevistados. Já a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil teve 76,2% de aprovação.

Aprovação e reprovação por perfil dos entrevistados | Foto: Reprodução/Instituto Opinião

O Crédito do Trabalhador, que oferece empréstimo a trabalhadores com carteira assinada, teve avaliação mais dividida. Um terço dos entrevistados (33%) aprova a iniciativa, enquanto 32% reprova.

No entanto, a chamada Lei da Reciprocidade, que propõe tarifas equivalentes às aplicadas pelos Estados Unidos, retoma a tendência de reprovação expressiva. A medida tem rejeição de 41,5% e aprovação firme de apenas 35,7%.

Com margem de erro de dois pontos porcentuais e 95% de nível de confiança, a pesquisa do Instituto Opinião entrevistou 2 mil pessoas com mais de 16 anos, de todas as regiões do país. No decorrer de 2025 serão realizadas mais duas pesquisas, a serem divulgadas nos meses de agosto e dezembro.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Militar em Alto Alegre dos Parecis recuperou dois veículos furtados

Na manhã do último domingo (13/04), a Polícia Militar em Alto alegre dos Parecis recuperou…

Polícia Militar apreende drogas em Porto Velho

Hoje, 15 de abril de 2025, por volta das 13 horas, policiais militares do 5º…

Carille detona postura do Vasco: “Temos que respeitar onde estamos”

Treinador do Vasco, Fábio Carille não poupou nas críticas a seus comandados após a derrota…