Em celebração ao Dia de Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil, o Governo de Rondônia realizou, nesta segunda-feira (21), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, uma solenidade que reforça a valorização da Polícia Militar do Estado. O evento marcou a promoção de oficiais e praças, a entrega de medalhas honoríficas e a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP) – 2025.
A cerimônia reflete o compromisso do Governo com o reconhecimento ao mérito, à dedicação e à formação continuada dos profissionais da segurança pública. Para o governador Marcos Rocha, valorizar a Polícia Militar é fortalecer a segurança da população. “Neste dia simbólico, homenageamos Tiradentes reconhecendo o esforço e a dedicação de nossos policiais. Estamos promovendo, qualificando e condecorando aqueles que se destacam. É assim que mostramos respeito e confiança em nossos valorosos policiais”, destacou o governador.
Durante a solenidade, foi depositada uma corbélia de flores em homenagem simbólica ao alferes Tiradentes, seguida da outorga das medalhas. Ao todo foram concedidas 7 Medalhas de Mérito Tiradentes, por atos de bravura e excelência no serviço, e 168 Medalhas de Dedicação Policial Militar, pelo tempo de bons serviços prestados à sociedade. Além disso, 56 oficiais e praças foram promovidos à capitão, tenentes, sargentos e cabo.
O momento também foi marcado pelo encerramento do CAP-2025, que qualificou 326 segundos-sargentos, sendo 314 do quadro de praças policiais militares combatentes, 11 especialistas músicos e 1 oriundo da Polícia Militar do Maranhão. O 2° SGT Misael Francisco dos Santos foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Cultural pela aplicação aos estudos e por ter obtido o primeiro lugar no curso.
“É com grande honra que nos reunimos hoje para celebrar duas importantes conquistas da nossa Polícia Militar: a promoção de 56 valorosos militares e a conclusão, com êxito, do Curso de Aperfeiçoamento de Praças – CAP PM 2025”, disse o coronel PM Regis Braguin, comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia.
Disse ele que entre as promoções, destacam-se 13 oficiais, com ascensões que fortalecem a nossa liderança operacional, e 43 praças, incluindo duas promoções por ressarcimento de preterição, que simbolizam a busca constante pela justiça dentro da nossa instituição.
No Curso de Aperfeiçoamento de Praças -CAP PM 2025, 337 sargentos iniciaram a jornada, e 326 a concluíram com aproveitamento, reforçando o compromisso da tropa com o aprimoramento técnico e a excelência profissional. Desses, 314 pertencem ao Quadro de Praças Policiais Militares da PMRO, 11 são músicos do Quadro de Especialistas e um concluiu o curso representando com orgulho a Polícia Militar do Maranhão.
Cada diploma recebido hoje é resultado de esforço pessoal, mas também do apoio institucional. E aqui registro o agradecimento ao Governo do Estado de Rondônia, que tem sido parceiro fundamental nas ações de valorização e capacitação dos nossos policiais. Que essa conquista inspire cada um de vocês a continuar servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo de Rondônia.
Finalizando citou a Bíblia, em Salmos 75:6-7: “A exaltação não vem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto, mas Deus é o juiz; a um abate, e a outro exalta.”
O comandante-geral da PM, coronel Régis Braguin, ressaltou ainda que as condecorações reafirmam a valorização do trabalho em equipe, da disciplina e da formação contínua como pilares para o fortalecimento institucional da Polícia Militar. “A celebração de Tiradentes é um momento de reverência à história, mas também de reconhecimento a quem, diariamente, está nas ruas defendendo a população. Nossos policiais são referência de coragem e responsabilidade, e hoje cada promoção, medalha e certificado traduz esse compromisso com a excelência no serviço público”, declarou o comandante.
O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital também participou da cerimônia e reforçou o trabalho contínuo do Governo de Rondônia na valorização dos servidores da segurança pública. “Investir em qualificação, reconhecer o mérito e garantir o avanço na carreira são medidas que refletem diretamente na eficiência da segurança pública e temos trabalhado com firmeza nesse propósito. Parabéns aos policiais militares e a todos os agraciados”, finalizou o secretário.