• Home
  • BRASIL
  • Jader Filho: governo não pretende “maquiar a cidade de Belém” na COP30

Jader Filho: governo não pretende “maquiar a cidade de Belém” na COP30

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou, nesta quarta-feira (23/4), que os governos federal, estadual e municipal não pretendem “maquiar a cidade de Belém“, sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30.

Filho disse que a ida de líderes mundiais à capital do Pará será fundamental para o mundo entender “o que é uma cidade amazônica”. As declarações foram dadas durante o programa “Bom dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O titular da pasta das Cidades frisou que é necessário parar de conversar e começar a pôr as medidas em prática. Segundo ele, ao visitar Belém, os líderes mundiais vão entender as potências e dificuldades para preservar a Amazônia.

“As pessoas falam da Amazônia a partir de um documentário, de um livro e de uma opinião. Os líderes mundiais vão poder entender, de fato, o que é a Amazônia lá na Amazônia. Vão ter que colocar os pés lá, pisar no chão da Amazônia”.

“Eles vão entender quais são as suas potências e suas dificuldades para que a gente possa, a partir daí, cuidar da nossa floresta de uma maneira sustentável, tanto pela questão ambiental, quanto pelo aspecto de como a gente vai cuidar das pessoas”, completou.

Justiça climática e social

Filho ainda defendeu que a busca pela justiça climática e ambiental só pode ser feita acompanhada de justiça social. Ele sugeriu que o tema sobre a vida urbana precisa “estar mais forte” dentro dos debates das COPs. A COP30 será sediada em Belém em novembro.

“Não tem como você ter justiça climática, justiça ambiental sem justiça social. As pessoas, a maioria delas na Amazônia, não vivem embaixo de copa de árvore, elas vivem nas cidades”, explicou. “A gente tem que cuidar das pessoas também, não estou minimizando a importância de cuidar do meio ambiente, pelo contrário”, finalizou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Limpeza espiritual”, diz vereadora do PP sobre morte de papa

A vereadora bolsonarista de Porto Alegre (RS) Mariana Lescano (PP-RS) utilizou as redes sociais para…

Narrador que chamou torcedores do Inter de macacos tem credencial suspensa

Javier Moreira, narrador uruguaio que chamou torcedores do Internacional de “macacos” durante partida contra o…

Brasil pode ficar sem embaixador da Ucrânia

A retirada do embaixador ucraniano, Andrii Melnyk, de Brasília para assumir um novo cargo na…