No último sábado, 26 de abril de 2025, aconteceu na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar, o Guardião da Zona da Mata, a entrega oficial da “Sala de Videomonitoramento” vinculada ao Projeto Cidades Inteligentes, marcando um importante avanço na segurança pública de Rolim de Moura. A solenidade contou com a presença do Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel PM Thiago Araújo Santos, prefeito Municipal Aldo Júlio, do Vice-Prefeito Alcides Rosa, da Secretaria Municipal de Planejamento Kelly Naahamara Rodrigues, da equipe técnica do IFRO e da Presidente da ACIRM Gisele Castro, demais autordades em nivel nacional.
O projeto é uma parceria entre a prefeitura de Rolim de Moura e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), que une tecnologia, dados e inovação para transformar a gestão pública e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, vinvulado ao projeto cidades inteligentes. O comandante do 10º BPM, tenente-coronel PM Thiago acredita que a aplicação dessas ferramentas torna a atuação da Polícia Militar mais eficiente, estratégica e preventiva. O 10º Batalhão da Polícia Militar será o responsável pela operação do sistema de segurança tecnológica, utilizando as inovações de câmeras com reconhecimento facial, leitura automática de placas (OCR) e análise de comportamentos suspeitos, para fortalecer o trabalho policial com inteligência e agilidade.
Durante a solenidade no quartel do 10º BPM, foi entregue o novo conjunto tecnológico, composto por 59 câmeras, sendo algumas equipadas com inteligência de reconhecimento facial e outras com inteligência de identificação veicular (leitura de placas e características dos veículos). As imagens captadas são transmitidas em tempo real para a nova Sala de Videomonitoramento, equipada com um moderno videowall, onde os operadores da Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) monitoram de forma integrada os principais pontos da cidade.
A nova estrutura permite a identificação rápida de veículos e pessoas envolvidas em possíveis práticas criminosas, além de auxiliar na organização do trânsito urbano. Com o suporte dessas tecnologias, o policiamento se torna ainda mais ágil e proativo, aumentando a capacidade de resposta e a eficiência na prevenção de crimes.
Fonte: P5/10ºBPM