• Home
  • BRASIL
  • Atlasintel: Lula supera Tarcísio, mas aparece atrás de Bolsonaro em 26

Atlasintel: Lula supera Tarcísio, mas aparece atrás de Bolsonaro em 26

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece numericamente atrás em um cenário hipotético de disputa eleitoral em primeiro turno contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso o pleito de 2026 contasse com os mesmos candidatos de 2022. O petista venceria todos os outros possíveis candidatos nas eleições presidenciais de 2026, segundo levantamento LatAm Pulse, pesquisa realizada pela AtlasIntel para a Bloomberg News, nesta segunda-feira (28/4).

Apesar da inegibilidade de Bolsonaro, a direita brasileira não fechou nomes para enfrentar Lula nas eleições presidenciais do ano que vem. O petista tem se dito candidato à reeleição. Com isso, um cenário do levantamento indica que Lula lidera um possível primeiro turno com 42,8%.

Atrás aparece o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), com 34,3%. Já Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, pontua 4,3%.

A pesquisa entrevistou 5.419 brasileiros, entre os dias 20 e 24 de abril, com a margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos.

Já em um segundo cenário, tendo como candidatos a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado e Pablo Marçal, o presidente Lula lidera em primeiro lugar com 43,3% das intenções de voto.

Michelle Bolsonaro, que tem sido ventilada pelo PL para disputar o Senado Federal pelo Distrito Federal, aparece em segundo, com 31,3%.

Agora, caso as eleições de 2026 tivessem os mesmos candidatos do último pleito eleitoral, realizado em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece na dianteira com 45,1%, seguido por Lula, com 44,2%. Trata-se de um empate técnico, dentro da margem de erro.

No entanto, Jair Bolsonaro está impossibilitado de disputar as próximas eleições. Ele foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

A expectativa é de que o presidente Lula dispute a reeleição para o Palácio do Planalto em 2026, em busca do quarto mandato. Já no lado da direita, não há um consenso em quem seria o sucessor de Jair Bolsonaro.

A expectativa é de que o ex-presidente indique um dos filhos para disputar o pleito do ano que vem, no entanto, o cenário para 2026 da direita brasileira é incerto, com apenas Ronaldo Caiado posto como pré-candidato até o momento.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cavalo Caramelo ganhará santuário para viver livre em universidade

O cavalo Caramelo, considerado símbolo de resistência e esperança durante a histórica enchente que atingiu…

Diretor do Corinthians defende Augusto Melo: “Números são bons“

Mesmo com a reprovação das contas do Corinthians referentes a 2024, o diretor cultural do…

Lula se reúne com Julian Assange, fundador do WikiLeaks

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou, na última sexta-feira, 25, em Roma,…