• Home
  • BRASIL
  • Aposentada questiona Lupi na Câmara: “Nós não merecemos respeito?”

Aposentada questiona Lupi na Câmara: “Nós não merecemos respeito?”

Em meio ao escândalo em que está envolto o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi questionado por uma das supostas vítimas do esquema que desviou dinheiro de aposentados e pensionistas (veja vídeo abaixo).  “E nós, aposentados, não merecemos respeito?”, questionou.

A mulher, identificada como Ezimar Vieira dos Santos, estava na audiência Comissão de Previdência da Câmara, em que Lupi foi questionado sobre o escândalo. Segundo o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), a mulher é uma entre milhões de vítimas.

“Ela, senhor ministro Carlos Lupi, foi à agência do INSS quando soube que estava sendo roubada para informar que R$ 77,86 estavam sendo tirados do seu benefício. E lhe disseram, simplesmente, que essa era uma entidade de São Paulo e não haveria o que fazer”, relatou Van Hattem. “Dona Ezimar é uma de 6 milhões de vítimas.”

Ao questionamento, o ministro afirmou: “Nenhum aposentado pode falar nada de mim porque não tem ninguém que mais defenda aposentados que eu”.

Veja vídeo:

A presença da mulher ainda rendeu mais bate-boca e Van Hattem foi acusado de estar tumultuando os trabalhos. O deputado, então, afirmou ter sido procurado por Ezimar e que apenas estaria dando voz à denúncia dela e a defendendo.

A mulher ainda afirmou estar “cansada de ser roubada”. Confira o momento:

1 de 9

Ezimar Vieira dos Santos, que diz ter sido alvo do esquema de descontos indevidos no contracheque da aposentadoria

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

2 de 9

Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

3 de 9VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 9KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
5 de 9VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
6 de 9VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
7 de 9

Deputado Marcel Van Hattem Novo-RS durante Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados durante convocação do Ministro Lupi

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

8 de 9VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
9 de 9

Deputado Marcel Van Hattem Novo-RS durante Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados durante convocação do Ministro Lupi

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Prisão aos envolvidos

Mais cedo, ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou a deputados federais que quem roubou dinheiro de aposentados e pensionistas deve ir para a cadeia, “doa a quem doer”.

O esquema foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens iniciadas em dezembro de 2023, que levaram à instauração de inquérito pela PF para investigar as cobranças feitas por entidades registradas em nome de laranjas.

“Cada um de nós é responsável pelos seus atos, pelo seu comportamento. Quem tiver roubado dinheiro de aposentados e pensionistas tem que ir para a cadeia, doa a quem doer”, declarou o ministro aos deputados.

Lupi ainda afirmou estar “doendo na carne” ver envolvidas no esquema pessoas em quem tinha depositado confiança. “Ver as pessoas que, na semana passada, eu tinha confiança e trabalhavam comigo e desenvolviam um trabalho que eu achava que era bom envolvidas com isso, é um pavor, um horror”, disse o titular da pasta federal.

Na última quarta-feira (23/4), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra o esquema de descontos indevidos sobre aposentadorias do INSS. A farra dos descontos foi revelada pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.

O caso desencadeou uma guerra de versões entre governo e oposição quanto à responsabilidade pelas fraudes, que lesaram milhões de aposentados nos últimos anos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Anistia Internacional faz alerta contra violência policial no Brasil

A Anistia Internacional fez um alerta contra a violência policial no Brasil e afirmou que…

CBF muda versão e afirma que cores do uniforme da Seleção serão mantidas

Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) “abrir o jogo” sobre os rumores de uma…

União Brasil e PP formalizam federação para disputar eleições

União Brasil e Progressistas (PP) oficializaram nesta terça-feira, 29, a criação de uma federação partidária…