Em resposta a uma denúncia anônima, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), interditou na manhã desta terça-feira, 30, uma carvoaria clandestina na região do município de Mirante da Serra. A ação visa coibir atividades poluidoras desenvolvidas sem autorização ambiental.
A fiscalização foi realizada por volta das 9h30, quando os policiais localizaram um forno rudimentar ainda em funcionamento, evidenciando que a produção de carvão vegetal ocorria de forma ativa e irregular. Ao ser abordado, o responsável pelo local confessou que não possuía licença ambiental para a atividade, configurando o crime ambiental.
Foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de fazer funcionar serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, além da ocorrência os policiais lavraram um Auto de Infração Ambiental, e o empreendimento foi embargado, sendo determinando a paralisação imediata da carvoaria.
