O Rio Grande do Sul tem praticamente metade da área em alerta vermelho para as chuvas que são esperadas na quinta-feira (8/5) e sexta-feira (9/5). O aviso foi emitido pelo pela Defesa Civil estadual.
Classificação dos alertas da Defesa Civil
- Verde para situações de normalidade.
- Amarelo para alerta moderado.
- Laranja para alerta alto.
- Vermelho para alerta muito alto.
- Roxo para alertas de ação imediata.
O alerta vermelho para as chuvas no estado abrange as regiões mais a oeste e do centro até o sudeste. Os maiores volumes esperados podem variar de 200 a 300 milímetros (mm).
Conforme a Defesa Civil, ocorrência de chuva e outros fenômenos está associada à passagem de uma frente fria.
Há porções do estado que também estão em alerta para chuvas, mas de cor amarela. O motivo é que as chuvas esperadas podem ser expressivas com volumes menores do que as previstas para a área do alerta vermelho.
Sob o alerta laranja, as áreas do centro ao sudeste podem receber de 100 a 200 mm. Já as porções mais ao norte e nordeste têm previsão de chuva de 40 a 80 mm. Diante deste cenário, podem ocorrer tempestades severas, microexplosões e tornados.
No caso do alerta vermelho, a Defesa Civil orienta que as pessoas fiquem atentas a sinais de deslizamentos de terra como rachaduras em terrenos ou paredes, inclinação de postes e árvores. Também é orientado que a população fique alerta e preparada para, em caso de riscos de alagamentos, inundações, enxurradas, deslizamentos de terra, deixar o local imediatamente.