O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, afirmou, na tarde desta quinta-feira (8/5), que o papa Leão XIV tem um carinho e amor muito grande pelo Brasil.





Dom Ricardo Hoepers fala sobre carinho do Papa Leão XIV com o Brasil
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Dom Ricardo Hoepers
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Dom Ricardo Hoepers
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
CNBB realiza coletiva de imprensa para comentar sobre eleição do papa Leão XIV
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Dom Ricardo Hoepers fala sobre visitas do Papa Leão XIV ao Brasil
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
CNBB
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
O Bispo, Dom Ricardo Hoepers, e o Bispo Dom Giambattista Diquattro concederam uma coletiva de imprensa na sede da CNBB
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
O colégio de cardeais elegeu o cardeal Robert Francis Prevost, dos EUA, como próximo líder da Igreja Católica. O sucessor de Francisco tem 69 anos e será o 267° pontífice no cargo. O primeiro pontífice norte-americano escolheu ser chamado Leão XIV.
Leia também
-
Mundo
Leão XIV deve seguir posição de Francisco sobre as guerras em curso
-
Mundo
Leão XIV, o novo papa, só tinha 1% nas cotações de apostas nos EUA
-
Esportes
Não é fã de futebol: saiba qual é o esporte preferido do papa Leão XIV
-
Brasil
Leão XIV, o novo papa, visitou o Brasil 2 vezes. Saiba onde ele esteve
“Ele tem um carinho pelo Brasil, um amor muito grande pelo Brasil. Tivemos, de todos os dicastérios que a presidência visitou, o dicastério, a conversa com o então cardeal Prevost, agora Papa Leão XIV, foi o lugar que nós ficamos por mais tempo conversando”, disse Dom Ricardo Hoepers.
A CNBB também reforçou que acredita que terá todo apoio do Santo Padre. “Para nós, então, é um grande presente, para o Episcopado do Brasil, que hoje, aqui já agradecendo a presença do Nosso Apostólico, nós somos o maior Episcopado do mundo”, disse Dom Ricardo.
Visitas ao Brasil
O papa Leão XIV já visitou o Brasil em duas oportunidades. Robert Francis Prevost, de 69 anos, esteve em terras brasileiras em missões como Padre-Geral dos Agostinianos. As visitas do então cardeal Prevost aconteceram em 2012 e 2013, informou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Santo Padre visitou as cidades de Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG).
Leão XIV estava com uma nova viagem marcada para o Brasil neste ano, para participar da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que aconteceria entre os dias 30 de abril a 9 de maio. O Santo Padre iria realizar uma pregação no retiro.
O evento foi cancelado em virtude do falecimento do papa Francisco. A assembleia foi remarcada para 2026.
Todavia, em fevereiro, Prevost recebeu a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Dicastério para os Bispos, durante a visita anual à Cúria Romana.