• Home
  • POLÍTICA
  • Dino sugere chapa para eleição de 2026 ao governo do Maranhão

Dino sugere chapa para eleição de 2026 ao governo do Maranhão

Em uma aula magna em São Luís, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez declarações que movimentaram o cenário político do Maranhão. Em tom sarcástico, o juiz sugeriu que o atual vice-governador do Estado, Felipe Camarão, do PT, deveria ser candidato ao governo em 2026, com Teresa Helena Barros como vice, por sua popularidade.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

No entanto, o governador Carlão Brandão não recebeu bem a sugestão de Dino, a quem considerava aliado até o rompimento público, em dezembro de 2024.

“Esse não é momento de disputa política”, afirmou Brandão. “É momento de governar, de cuidar do nosso povo e de transformar o Maranhão. E é isso que a nossa gestão tem feito.”

Motivações políticas de Dino e embasamento legal

Ministro do STF Flávio Dino, ao lado de Teresa
Ministro do STF Flávio Dino, ao lado de Teresa Helena Barros | Foto: Reprodução/Instagram

Durante a aula magna no curso de Direito do Centro Universitário UNDB, Dino abordou Camarão de forma amistosa e brincou sobre a idade de Teresa Barros.

“Acho que só há um empecilho: ela não tem a idade constitucional ainda para exercer esses cargos”, disse Dino. “Tem que ter mais de 21 anos.”

YouTube videoYouTube video

Aliados de Brandão interpretaram o comentário de Dino como uma estratégia política, já que Camarão se tornou adversário do governador. Nos bastidores, há especulações de que o ministro, ex-governador do Estado estaria usando sua posição para enfraquecer Brandão.

Conforme a Lei 1.079/1950, em seu artigo 39, o ato de um ministro do STF exercer atividade político-partidária configura crime de responsabilidade.

Leia também: “Quando o STF vai soltar a mão de Lula?”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 268 da Revista Oeste

Com uma carreira extensa, Dino atuou como juiz federal, governador e senador, antes de ser nomeado ministro da Justiça e do STF pelo presidente Lula. Sua trajetória política e judicial é marcada por decisões que ele defende como técnicas e imparciais.

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Farra do INSS: vítimas podem conferir dados sobre descontos indevidos

Em meio ao escândalo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo federal libera…

Ji-Paraná – Polícia Militar fecha ponto de tráfico no bairro Primavera

Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de um suspeito por tráfico de drogas…

Vasco perde para Lanús na estreia de Diniz e tem “decisão“ na Sul-Americana

O Lanús venceu o Vasco por 1 a 0 na noite desta terça-feira (13), em…