A morte do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, nesta terça-feira (13/5), foi alvo de manifestações de autoridades brasileiras na internet. Mujica estava em tratamento de um câncer no esôfago, mas houve piora do quadro nos últimos meses. O câncer se espalhou para outras partes do corpo dele.
Presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) utilizou o perfil dele na rede social X para se manifestar. Motta disse estar triste com a partida do líder de esquerda e que ele foi uma referência de “diálogo e equilíbrio”.
“Recebi com tristeza a notícia da partida do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. No campo da boa política, ele sempre foi uma referência de diálogo e equilíbrio. Fica o exemplo de simplicidade, humanidade, honestidade e preocupação com o próximo”, escreveu na publicação.


Pepe Mujica e Luis Arce
Reprodução
Pepe Mujica e Gustavo Petro
Pepe Mujica e Claudia Sheinbaum
Reprodução
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, divulgou uma nota de pesar pela morte de Mujica. No documento, também se disse feliz por poder homenagear Mujica em vida.
“Felizmente, em março deste ano, tive a oportunidade de publicar o artigo ‘A humanidade cabe em um fusquinha azul’, em que pude homenagear e reconhecer publicamente toda a admiração a Mujica, com ele ainda em vida”, afirmou.
Manifestação do líder do governo
O líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que o ex-presidente uruguaio foi um dos maiores líderes da esquerda.
“Um exemplo de homem simples, do povo, filho de uma vendedora de flores e que se tornou um dos maiores líderes de esquerda como presidente do Uruguai”, afirmou Guimarães.
Leia também
-
Mundo
Morre, aos 89 anos, Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai
-
Mundo
Presidente do Uruguai lamenta morte de Mujica: “Obrigado por tudo”
-
Mundo
Maconha, aborto, casamento gay: relembre as políticas de Pepe Mujica
-
Brasil
Governo brasileiro lamenta falecimento de Pepe Mujica: “Grande amigo”
Mais cedo, líderes mundiais também se posicionaram sobre a morte de Mujica. Presidentes da Bolívia, Espanha, Colômbia, Paraguai e México, por exemplo, publicaram mensagens reconhecendo a importância histórica do ex-presidente do Uruguai.
“Lamentamos profundamente a morte do nosso querido Pepe Mujica, um exemplo para a América Latina e o mundo inteiro por sua sabedoria, consideração e simplicidade. Expressamos nossa tristeza e condolências à família, amigos e ao povo do Uruguai”, escreveu Claudia Sheinbaum, presidente do México.