O jovem Emmanuel Pedro Apory, de 26 anos, teve a perna esquerda amputada no último sábado (17), depois de passar pelo quarto procedimento cirúrgico no Hospital da Restauração, no Recife. Ele segue em recuperação.
O disparo que atingiu a perna do morador da Ilha de Fernando de Noronha foi feito pelo delegado da Polícia Civil de Pernambuco, Luiz Alberto Braga, no dia 5 de maio, durante uma festa no Forte do arquipélago. A ação foi filmada.
Veja o momento em que ele é baleado:
“Então, conseguiram o que queriam. Se não matam, aleijam”, disse Emanuel em um vídeo postado nas redes sociais. A família não autorizou a unidade de saúde a fornecer informações sobre o estado de saúde do paciente.
O advogado Anderson Flexa afirmou que a perna foi amputada acima do joelho. “Ele está respondendo bem ao tratamento. Emmanuel está com o psicológico bastante abalado. Ele é um jovem que gosta de mergulhar, joga futevôlei em Noronha, é surfista, e sabemos que, a partir de agora, tudo será mais difícil”, destacou o advogado.
O policial havia ido a Ilha para cobrir o período de férias do delegado titular, mas precisou deixar Noronha no primeiro voo, após ocorrido.
O caso passou a ser investigado. A Polícia Civil já colheu depoimentos de testemunhas e analisa outras imagens de câmeras de monitoramento. A defesa do delegado alega que a companheira dele estaria se sentindo importunada e que o agente de segurança pública agiu em legítima defesa. Emmanuel nega ter praticado a importunação. O advogado do morador da ilha defende que o delegado praticou o crime de tentativa de homicídio.
A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social abriu um procedimento administrativo para investigar a conduta do policial. O delegado Luiz Alberto Braga foi afastado das atividades por 120 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por igual período, caso as investigações não sejam concluídas.