• Home
  • BRASIL
  • Abril começa com queda nos termômetros e muita chuva; confira o clima

Abril começa com queda nos termômetros e muita chuva; confira o clima

O primeiro dia do mês de abril pode ser de tempestades e até queda de granizo na Região Sul do país, em razão da permanência de uma frente fria. Além disso, a entrada de massas de ar frio devem derrubar os termômetros nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Há também a possibilidade de pancadas de chuva no Sudeste, devido à entrada de umidade, e as regiões Norte e Centro-Oeste seguem enfrentando chuvas intensas, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O instituto emitiu um “perigo potencial”, que indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, para o Norte. Ele também reverbera por um trecho significativo do Centro-Oeste e ainda no Nordeste.

Outro aviso laranja, de “perigo”, portanto mais intenso, também foi previsto e indica chuva entre 50 e 100 mm/dia e vento intenso de até 100 km/h em partes do Centro-Oeste e do Norte. Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia estão sob aviso deste alerta, algo já esperado nesta época do ano.

Por lá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno que dá nome às famosas “águas de março”, continua atuar, embora indique para uma “subida” pelo mapa a partir desta semana. Isso vai levar a uma exposição maior das chuvas ao Amapá, Norte do Pará e Maranhão. As demais localidades seguem a tendência de umidade.

Umidade do oceano

A entrada contínua de umidade vinda do oceano pode provocar pancadas de chuva, de forma isolada, no Sudeste. Os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e no Leste de São Paulo figuram nas áreas em alerta.

A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Moraes nega pedido de Filipe Martins para circular em Brasília

Nesta segunda-feira, 21, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o…

Ministra do STJ lembra promessas que fez ao papa por vida da filha

Com uma história de vida baseada na fé, a ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal…

Recém-nascido sofre ataque de cachorros após ser abandonado em MG

Um recém-nascido foi abandonado em um lote vago no município de Angelândia, Minas Gerais, na…