• Home
  • GERAL
  • Ação integrada coíbe poluição sonora em dois estabelecimentos na zona urbana de Porto Velho

Ação integrada coíbe poluição sonora em dois estabelecimentos na zona urbana de Porto Velho

Na noite desta sexta-feira, dia 2 de maio de 2025, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar do Estado de Rondônia realizou duas fiscalizações ambientais distintas, com apoio de guarnições do CPOC – Comando de Policiamento da Capital e demais guarnições da capital, com foco no combate à poluição sonora, conforme previsto no artigo 54 da Lei Federal nº 9.605/1998.

A primeira atuação, ocorreu com visita técnica a um estabelecimento comercial da área urbana, ocasião em que a equipe ambiental realizou orientações preventivas e entrega de notificação referente ao descumprimento das normas de controle sonoro. Foram prestados esclarecimentos sobre possíveis crimes ambientais e sanções administrativas, reforçando o caráter educativo e de prevenção da ação.

No segundo estabelecimento, através do recebimento de denúncia formalizada junto ao Ministério Público, apontando atividade sonora excessiva e recorrente em outro ponto da capital. No local, a equipe do BPA, com apoio operacional do CPOC, após realizado as medições sonoras com equipamento, ficou constatando que o valor que ultrapassa os limites da norma ABNT NBR 10.151/2019.

Durante a fiscalização, os responsáveis legais pelo empreendimento não apresentaram a licença ambiental de funcionamento, o que configurou também infração ao artigo 60 da mesma lei ambiental. Foram lavrados dois autos de infração e foi aplicado embargo da atividade e apreensão de equipamentos de som. O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado e a audiência preliminar já agendada pela Justiça.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Experiência de Fábio é pilar do Fluminense contra Aparecidense no DF

Brasília receberá o jogão entre Aparecidense e Fluminense, duelo de volta da terceira fase da…

Entenda como o lobby da esquerda desfez a regra antifraude do INSS

Em 2019, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória (MP) 871. O…

Projeto de campus não sai do papel e prefeitura toma terreno da UFRB

Prometido há mais de uma década, o campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia…