• Home
  • POLÍTICA
  • Advogado classifica reação da OAB como ‘vergonhosa’

Advogado classifica reação da OAB como ‘vergonhosa’

O desembargador aposentado Sebastião Coelho protocolou uma petição ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O texto ressalta que agentes da Corte encaminharam o jurista a um “local discreto”, lhe deram ordem de prisão e tomaram o seu celular.

“No caminho, os seguranças deram voz de prisão em flagrante”, diz trecho da petição. “Em seguida, os telefones celulares foram apreendidos também.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Sebastião foi detido nesta terça-feira, 25, em flagrante de delito, por suposto desacato e ofensas ao tribunal. Na ocasião, Barroso determinou a lavratura de um boletim de ocorrência sobre a situação.

Em entrevista à edição desta quarta-feira, 26, do Jornal da Oeste, o advogado Alfredo Scaff Filho classifica como “vergonhosa” a reação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) frente à ocorrência no STF.

YouTube video

Scaff argumenta que a “questão individual de Sebastião precisava ser tratada com extremo respeito”. Ele destaca que o Estatuto da Advocacia garante que qualquer advogado tenha acesso a “qualquer sala de audiência em qualquer instância”.

“Nós não temos uma posição firme do Conselho Federal da OAB”, disse Scaff. “O Estatuto da Advocacia foi desrespeitado. Vejo que as 27 seccionais da OAB no Brasil deveriam emitir uma nota conjunta e firme, pois isso é inadmissível e contra a lei. O que foi feito lá é uma ilegalidade contra as prerrogativas de um advogado.”

+ Leia também: “Sebastião Coelho protocola petição no STF para preservar imagens de sua prisão”

A Corte afirma que apenas os advogados das partes e os próprios acusados tinham acesso liberado à sessão. Ela ressalta que, por meio de nota, havia uma orientação prévia para o credenciamento de advogados que não representassem partes no processo.

OAB fala em respeito recíproco entre advogados e magistrados

Em nota, a OAB argumenta que acompanha os desdobramentos e se compromete a apurar o episódio com responsabilidade. A entidade também relata ter recebido manifestações de colegas sobre possíveis cerceamentos de defesa.

“A OAB recebe a representação de colegas que relatam cerceamento de defesa e tratará do tema junto ao Supremo”, disse o órgão. “Seguiremos atentos para que a relação entre advogados e magistrados seja sempre marcada por urbanidade e por respeito recíprocos.”

+ “OAB reage à prisão de desembargador durante julgamento de Bolsonaro no STF”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ao pedir anistia, Cleitinho cita ex-senador que estuprou a filha

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) publicou um vídeo nas redes sociais neste domingo, 20, em que…

Ministros de Lula e políticos lamentam a morte do papa Francisco

Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades lamentaram,…

Suspeito de matar policial da Core é preso na zona oeste do Rio de Janeiro

Um tiroteio ocorrido na manhã deste domingo (20) em Bangu, zona oeste do Rio de…