O Rio Grande do Sul está em estado de alerta para chuvas intensas em boa parte do estado para os próximos dias. O Centro de Monitoramento da Defesa Civil atualizou, no começo da tarde desta sexta-feira (9/5), o prognóstico meteorológico no estado.
Alerta vermelho
- A defesa civil emitiu um alerta vermelho que prevê condições severas para chuva forte e persistente, com descargas elétricas, tempestades acompanhados de granizo e rajadas intensas de vento no Noroeste, Centro-Norte e Nordeste do estado. Cidades como Santa Rosa, Cruz Alta e Passo Fundo devem enfrentar o forte temporal.
- Também está vigente um alerta laranja para chuva moderada e temporais isoladas em São Borja, Cachoeira do Sul e Barão do Triunfo.
- Nesta sexta-feira (9/5), as regiões afetadas pelo alerta vermelho enfrentarão precipitações intensas e ventos que podem chegar as 100 km/h.
Já para o próximo sábado (10/5), o avanço de uma massa de ar frio e seco contribua no tempo estável em todo o Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul deixou aviso para população das cidades que serão afetadas pela tempestade severa.

Fim de semana
Uma frente fria que avança pelo Sul deve ocasionar instabilidades em áreas de São Paulo, Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul neste fim de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões terão volumes de chuva entre 30 mm e 50 mm, acompanhadas de rajadas de vento em torno de 60 km/h.


Catedral de Brasília
KEBECNOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Após tempestades, chuvas devem ser mais curtas em SP nos próximos dias
Reprodução/ Climatempo
Inmet emite alerta de perigo de tempestade com queda de granizo em SP
William Cardoso/ Metrópoles
Litoral de SP entra em alerta de perigo para tempestade. Veja previsão
Getty Images
O domingo (11/5) também será marcado por chuvas em áreas do Rio de Janeiro, com destaque para o litoral fluminense. A mesma condição deve alcançar a faixa norte do Nordeste, especialmente o litoral que se estende do Ceará ao Maranhão. Pancadas isoladas também são esperadas na faixa norte da Região Norte, atingindo áreas do Pará, Amapá, Roraima e Amazonas.
Nessas áreas, os volumes de chuva também devem variar entre 30 mm e 50 mm, com rajadas de vento de até 60 km/h.