O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para chuvas intensas e acumulado de precipitações ao longo de todo o feriado desta sexta-feira (18/4). As regiões mais atingidas devem ser o Sudeste, o Centro-Oeste e parte do Norte. O aviso, classificado como de perigo (cor laranja), aponta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O feriado de Páscoa e Tiradentes tem início nesta sexta-feira, com previsão de chuvas ao longo dos dias.
As precipitações devem durar todo o dia de sexta-feira. Segundo o Inmet, o alerta amarelo, que indica perigo potencial, prevê chuvas entre 20 e 50 milímetros, acompanhadas de ventos intensos.
As regiões atingidas pelo o aviso amarelo são: Acre, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de janeiro, São Paulo, Tocantins, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Rondônia.
Os alertas laranja indicam chuvas entre 30 e 60 milímetros, além de ventos intensos e risco de corte de energia elétrica e queda de árvores.
As regiões atingidas pelo aviso laranja, de perigo, são: Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Leia também
-
Brasil
Chuvas intensas atingem o país nesta quinta (17/4). Veja onde
-
Brasil
Alertas de chuvas intensas e clima ameno; veja previsão para esta 2ª
-
Brasil
Clima: chuvas intensas atingem todo o país; confira a previsão
-
São Paulo
Veja o que abre e o que fecha no feriado prolongado em São Paulo
Feriado
A previsão do tempo do Inmet aponta tendências mistas para os dias de feriado prolongado, com chuvas e calor em diferentes partes do Brasil.
No geral, até segunda-feira (21/4), o acumulado de chuva deve ser menor do que o registrado na semana anterior, mas com concentrações que podem ultrapassar 80 mm em locais das regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de um total acima de 60 mm no Amapá, na região Norte.
Em relação ao calor no feriado, as temperaturas máximas, acima de 30ºC, serão registradas, especialmente, no interior da região Nordeste, em determinadas áreas do Norte, no Centro-Oeste e nas partes oeste e norte do Sudeste. Já no Sul do país, as máximas ficarão abaixo de 28ºC.