A pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (10/1) mostra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), como o segundo favorito da esquerda para liderar esse campo político. O recifense perde apenas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A pesquisa questionou os eleitores de esquerda sobre qual é o melhor político para liderar o grupo e as pautas progressistas nos próximos anos. Lula é apontado como favorito para 61,5%, enquanto João Campos é a primeira opção para 18,3%, à frente de nomes como Guilherme Boulos (PSol), Gleisi Hoffmann (PT), e Fernando Haddad (PT).




João Campos e Lula
Ricardo Stuckert / PR
Guilherme Boulos vê “tentativa de cerco” ao governo Lula
Reprodução
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Gleisi Hoffmann
Hugo Barreto/Metrópoles
Tabata Amaral durante debate promovido pelo Flow
Reprodução- Flow
Veja como fica o ranking:
- Lula (PT) – 61,5%
- João Campos (PSB) – 18,3%
- Guilherme Boulos (PSol) – 10,7%
- Gleisi Hoffmann (PT) – 2%
- Fernando Haddad (PT) – 1,6%
- Tabata Amaral (PSB) – (1,5%).
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. O levantamento ouviu 2.873 brasileiros com mais de 18 anos entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2024.
Herdeiro
João Campos, 31 anos, é filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto num acidente aéreo durante a campanha à Presidência da República, em 2014. O prefeito vai assumir a presidência do PSB, mesmo partido do vice-presidente de Lula, Geraldo Alckmin.
Leia também
-
Paulo Cappelli
Presidente do PSB vê João Campos disputando a Presidência
-
Igor Gadelha
Sidônio consulta equipe de João Campos para alto escalão da Secom
-
Brasil
Reeleito, João Campos é empossado prefeito de Recife nesta quarta
-
Paulo Cappelli
João Campos suspende contrato milionário após suspeita de sobrepreço
Apesar de ser considerado presidenciável, o destino do prefeito do Recife deve ser a disputa ao governo de Pernambuco em 2026. Ele é aliado local de Lula e busca apoio do Planalto para uma eventual corrida contra a atual governadora, Raquel Lyra (PSDB).
Lula desaprovado
Como mostrou o Metrópoles, a pesquisa aponta que Lula enfrenta seu pior momento no quesito avaliação. O levantamento mostra 49,8% de rejeição ao petista, enquanto os que o aprovam são 47,8%.