Em reunião realizada no Ministério Público do Estado de Rondônia, nesta quarta-feira dia 21 de maio de 2025, autoridades estaduais e representantes de instituições ambientais e de segurança pública discutiram a continuidade das medidas de proteção e fiscalização no Parque Estadual Guajará-Mirim, com foco especial na área conhecida como “Bico do Parque”. O encontro ocorreu em cumprimento à sentença judicial e às ações em curso para o enfrentamento das ocupações ilegais e danos ambientais registrados na Unidade de Conservação.
A reunião foi coordenada pela promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini, coordenadora do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), e contou com a presença da Polícia Militar de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), além de outras autoridades envolvidas na gestão e fiscalização ambiental.
Foram discutidas estratégias para reforçar a presença institucional no território, conter novas invasões e intensificar o monitoramento ambiental da área, que é considerada uma das mais sensíveis do estado devido à sua biodiversidade e recorrentes pressões fundiárias.
Segundo o comandante do BPA, tenente-coronel Railinson Baumann Lopes: “O Parque Estadual Guajará-Mirim é uma prioridade para o Estado e a atuação integrada entre forças ambientais e de segurança é essencial para garantir sua preservação. Seguimos as diretrizes do nosso Comandante-Geral, coronel Régis Braguin, no sentido de reforçar a presença e a eficácia das ações na região.”
A reunião reafirma o compromisso do Estado com a proteção das Unidades de Conservação e o combate efetivo a crimes ambientais que ameaçam os recursos naturais e a integridade dos territórios protegidos.