O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou em entrevista ao Metrópoles, na quarta-feira (12/3), que ainda é cedo para pensar em eleições. Isso porque “o brasileiro está preocupado com o dia a dia e com problemas do cotidiano, como o preço dos alimentos”.
Apesar disto, Barbalho acredita que economia e segurança pública serão temas importantes nas eleições de 2026, projetando graus de importância diferentes de acordo com o espaço regional.
Vídeo:
“Eu entendo que existem quadras distintas. É natural que a eleição nacional possa ter economia como ponto central, e as eleições estaduais tenham na agenda da segurança pública um maior protagonismo. Mas hoje há uma conexão pelo acesso à informação, de que as agendas, elas ultrapassam os seus limites territoriais, o que acaba gerando, naturalmente, uma discussão mais nacional sobre agendas que eventualmente possam ser locais”, avalia.



Governador do Pará, Helder Barbalho
Hugo Barreto/Metrópoles
Helder Barbalho: Minha energia está focada e até o último dia de minha gestão
Hugo Barreto/Metrópoles
Helder Barbalho diz que desafio é conciliar conservação e sobrevivência de mais de 29 milhões de pessoas
Hugo Barreto/Metrópoles
Helder Barbalho
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
Sobre o próprio futuro político, o governador afirmou que o partido vislumbra o nome dele como um potencial candidato ao Senado.
“Há por parte do meu partido a sinalização de que eu deva ser candidato ao Senado da República. Mas a minha energia está focada, e até o último dia de minha gestão, em poder retribuir a confiança do povo paraense”, afirmou o governador, que está no segundo mandato e não pode mais se reeleger.
Leia também
-
Brasil
Helder Barbalho parabeniza Trump e o convida para a COP 30
-
Brasil
DJ Alok aceita convite de Helder Barbalho para ser embaixador da COP30
-
Guilherme Amado
Mercadante e Helder Barbalho discutem projetos para a COP-30 no Pará
Barbalho participou do Metrópoles Entrevista na quarta-feira (12/3), quando falou sobre a preparação da cidade de Belém para receber a Conferências das Partes (COP30), além de outros temas. O evento será realizado em Belém, do dia 10 ao 21 de novembro deste ano.
A COP30 é um fórum internacional, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de direcionar esforços coletivos para reduzir os efeitos da crise climática, decorrente do aquecimento global. Também tem como meta unir esforços para adaptações diante dos cenários negativos climáticos. Um dos basilares do evento é o Acordo de Paris, no qual cada país assumiu compromissos com o objetivo de manter o aquecimento global em até 2°C, preferencialmente 1,5°C.