• Home
  • BRASIL
  • Bolsonaro critica investigação sobre soldado de Israel no Brasil

Bolsonaro critica investigação sobre soldado de Israel no Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)  criticou, neste domingo (5/1), a determinação da Justiça Federal para a Polícia Federal (PF) investigar um soldado de Israel em férias no Brasil que teria cometido crimes de guerra na Faixa de Gaza, durante o enfrentamento israelense ao Hamas. A guerra se arrasta há mais de um ano.

Nas redes sociais, Bolsonaro repostou o seguinte texto: “Em 2019, Israel foi um dos únicos países a enviar uma equipe para ajudar as buscas em Brumadinho. Hoje, o Estado brasileiro está colocando a Polícia Federal para investigar membros das Forças Armadas de Israel de férias no Brasil”.

Em queixa apresentada à Justiça brasileira pela Fundação Hind Rajab (HRF), o soldado das Forças de Defesa de Israel (FDI) é acusado de participar da demolição de um quarteirão residencial na Faixa de Gaza com explosivos, fora de situação de combate, em novembro de 2024.

O local tinha abrigos para palestinos deslocados por conta da guerra. A Faixa de Gaza é o enclave do conflito entre Israel e Hamas e vive uma crise humanitária por conta disso.

A HRF atua internacionalmente denunciando crimes contra a humanidade e de guerra, além de violações de direitos humanos praticados na Palestina.

Ao Metrópoles, uma representante da fundação em solo brasileiro explicou que a decisão está baseada no Estatuto de Roma, do qual o Brasil é signatário. O tratado criou o Tribunal Penal Internacional (TPI) e entrou em vigor em 2002.

O soldado foi embora do país neste domingo (5/1), segundo informações da mídia estatal israelense.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…