O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19/5) que o Brasil pode ficar livre da gripe aviária e, assim, retomar as exportações de carne de aves em até 28 dias, caso não sejam detectados novos casos da doença.
“O protocolo do ciclo é de 28 dias para a gripe aviária. Se em 28 dias não houver nenhum outro caso confirmado no Brasil, nós podemos, baseado em ciência, dizer que o Brasil está livre de gripe aviária em todo o território nacional”, afirmou o ministro a jornalistas.
Leia também
-
Mundo
Japão barra compra de frango brasileiro em áreas com gripe aviária
-
Brasil
SC tem caso suspeito de gripe aviária e veta entrada de aves do RS
-
Brasil
Ministério da Agricultura investiga novas suspeitas de gripe aviária
-
Negócios
Gripe aviária: Goiás decreta situação de emergência sanitária
Durante a conversa com jornalistas, o ministro destacou que, neste momento, o foco é no bloqueio e no rastreamento dos produtos originários da granja.
“A gente fazendo a inutilização de toda essa produção diminui muito o risco de novos casos, diminui muito mesmo. E, em feito isso, cumpre-se o prazo de 28 dias, que é o ciclo desse vírus. Então, se em 28 dias não tiver nenhum outro caso, a gente pode, com tranquilidade, baseado em ciência, dizer ao mercado, aos compradores: o Brasil está [livre de gripe aviária]”.
Na semana passada, o ministério confirmou o primeiro foco da doença em uma granja comercial em Montenegro (RS). Após o caso, oito países — entre eles, a China e a Argentina — e a União Europeia suspenderam a importação de carne de aves do Brasil. Nesta segunda, o Japão anunciou a suspensão parcial de importações.





México e Estados Unidos já registraram mortes por gripe aviária em 2025
Getty Images
Os EUA confirmam, em janeiro, o primeiro surto de gripe aviária pela cepa H5N9
Getty Images
Gripe aviária pode atingir aves domésticas, como galinhas, mas também animais selvagens e mamíferos
Getty Images
Granja de frangos
Westend61/Getty Images
Vírus H5N1, da gripe aviária, é mais frequente em pássaros, mas ocorre também em mamíferos
Getty Images
Gripe aviária pode atingir aves domésticas como galinhas
Divulgação
Primeiro caso
Esse é o primeiro caso de gripe aviária detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil, segundo o Mapa. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.
O governo alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos e que o risco de infecções em humanos pelo vírus é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).
Com a confirmação do foco, a granja foi isolada e as aves restantes, eliminadas, “para que seja iniciado o protocolo de saneamento”.
Será conduzida, ainda, uma investigação complementar em raio inicial de 10 km da área de ocorrência do caso e de possíveis vínculos com outras propriedades.
O que é a gripe aviária
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos, mas o risco é baixo.
Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão dificuldade respiratória; secreção nasal ou ocular; espirros; incoordenação motora; torcicolo; diarreia; e alta mortalidade.
Todas as suspeitas de influenza aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura através da Inspetoria de Defesa Agropecuária.