• Home
  • POLÍTICA
  • Búlgaro com extradição suspensa deve ganhar prisão domiciliar

Búlgaro com extradição suspensa deve ganhar prisão domiciliar

O búlgaro Vasil Georgiev Vasilev enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) informações como endereço residencial, documento que comprovam união estável com a esposa e documentos dos filhos, para solicitar sua prisão domiciliar. As informações são do portal Metrópoles.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, suspendeu o processo de extradição do búlgaro na última terça-feira, 15. A decisão ocorreu depois de a Espanha se recusar a extraditar o blogueiro brasileiro Oswaldo Eustáquio.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Moraes baseou sua decisão no artigo I do Tratado de Extradição entre Brasil e Espanha, que requer reciprocidade nas extradições. A recusa da Espanha em extraditar Eustáquio isenta o Brasil de atender ao pedido espanhol. 

Para o ministro, a recusa do governo espanhol configurou a violação do princípio da reciprocidade, previsto no tratado entre os dois países – e, por isso, suspendeu a extradição de Vasilev.

YouTube video

A partir da nova decisão do STF, a defesa de Vasilev pediu a conversão da prisão preventiva em domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica.

Com a concessão do benefício, o búlgaro terá monitoramento contínuo e restrições de saída, permitida apenas com autorização judicial ou em emergências médicas. Caso descumpra as condições, ele poderá retornar à prisão.

YouTube videoYouTube video

Búlgaro enfrenta acusações de tráfico de drogas

De acordo com o governo da Espanha, Vasilev cometeu crimes por tráfico de drogas em Barcelona. A Interpol informou que, em outubro de 2022, o búlgaro transportou 52 quilos de cocaína em malas pela cidade.

A droga transportada pelo acusado seria entregue a outro suspeito, que foi preso no dia seguinte. Vasilev foi detido no Brasil em fevereiro de 2025 e interrogado no mês seguinte.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…