O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alertas de chuvas intensas em boa parte do país. No entanto, uma onda de calor, com grau de perigo considerado grande, segue na Região Sul. As chuvas podem variar de 20 milímetros por hora a até 50 milímetros.
Além da chuva, há ventos intensos, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Os avisos laranjas, que indicam chuvas intensas e perigo, abrangem municípios da seguintes unidade da Federação: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.
Os avisos amarelos, que também indicam chuvas intensas, mas com gravidade de perigo potencial, atingem municípios dos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins.
A onda de calor segue atingindo o Sul, principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com grau de grande perigo e risco à saúde. A temperatura pode ficar até 5°C acima da média por um período superior a cinco dias, de acordo com o órgão.