• Home
  • BRASIL
  • Com chuva e frevo: Galo da Madrugada é o Carnaval pelas ruas do Recife

Com chuva e frevo: Galo da Madrugada é o Carnaval pelas ruas do Recife

O Galo da Madrugada, tradicional bloco pernambucano, conhecido como o “maior bloco do mundo”, deu início a mais uma edição do Carnaval do Recife (PE) neste sábado de Zé Pereira (1º/3). Desde 1978, o grupo carnavalesco tem, de fato, se consolidado como um dos maiores do mundo, atraindo anualmente milhões de foliões.

Este ano, o desfile teve início às 9h, no Forte das Cinco Pontas, para percorrer 6,5 quilômetros de alegria e música até a Rua do Sol, no centro da cidade. Além de muito frevo, o Galo teve a companhia de muita chuva, que ajudou a refrescar o calor de quase 50ºC no coração da capital pernambucana.

O Galo da Madrugada é um dos principais responsáveis pela fama internacional do Carnaval recifense, que atrai turistas de todo o Brasil e do exterior. A festa, que já começa cedo, é marcada pela energia dos foliões, que dançam e cantam ao som de trios elétricos.

Veja fotos da folia:

9 imagens

1 de 9

Diego Nigro/ PCR

2 de 9

Wiu Rabbit/ PCR

3 de 9

Wesley D’Almeida/ PCR

4 de 9

Wesley D’Almeida/ PCR

5 de 9

Diego Nigro/ PCR

6 de 9

Diego Nigro/ PCR

7 de 9

Wesley D’Almeida/ PCR

8 de 9

Wesley D’Almeida/ PCR

9 de 9

Diego Nigro/ PCR

O tema deste ano, “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval”, é representado por seis alegorias, sendo a principal a imponente escultura do Galo de 4,5 metros.

Confira:

As alegorias, assinadas pelo artista plástico Sandro Nóbrega, trazem elementos típicos do Carnaval de Pernambuco, como a ursa, os papangus, os caboclos de lança e, claro, os passistas de frevo.

O desfile também conta com 30 trios elétricos, que animam os foliões ao longo do percurso. Entre os artistas que comandam esses trios, estão nomes como Elba Ramalho, Gustavo Travassos, André Rio, Almir Rouche, Nena Queiroga, Geraldinho Lins e Pabllo Vittar.

Além disso, os artistas presentes no Camarote Oficial, montado na Praça Sérgio Loreto, fazem apresentações exclusivas, com duetos e participações especiais.

A segurança também é uma prioridade para os organizadores do evento. Ao longo do trajeto, que segue o percurso habitual do Galo – Forte das Cinco Pontas, Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e Rua do Sol – a agremiação contará com um efetivo de 2 mil seguranças privados, além de mais de 300 profissionais de saúde e 300 bombeiros civis.

Chuva no Galo

E bem que a meteorologia avisou: a chuva apareceu no desfile do Galo da madrugada, neste sábado de Zé Pereira. Quem estava na rua até que gostou. Afinal, o calor estava castigando os foliões.

No fim da manhã, caiu o temporal. Muita gente buscou abrigo sob marquises ou improvisou sombrinhas e até pegou carona no guarda-chuva de carrocinhas de bebidas e sorvete.

Com informações do Diario de Pernambuco, parceiro do Metrópoles.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…