• Home
  • BRASIL
  • Comissão da Câmara aprova moção de repúdio contra Mário Frias

Comissão da Câmara aprova moção de repúdio contra Mário Frias

A Comissão das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (1/4), por unanimidade, uma moção de repúdio a uma publicação do deputado federal Mário Frias (PL-SP) com teor capacitista.

Na publicação do último dia 24 de março, o parlamentar afirmou que “essa ladainha de inclusão deve ser eliminada da direita” e que “não precisamos de inclusão, medidas afirmativas e todo o resto da ladainha psicopatológica da esquerda”.

“Suas palavras não apenas desrespeitaram as lutas históricas das pessoas com deficiência, mas também afrontaram de forma cruel e inadmissível um dos princípios mais sagrados da República: a dignidade da pessoa humana. A luta pelos direitos das pessoas com deficiência é fruto de décadas de mobilização e resistência, com avanços conquistados a duras penas contra um histórico de invisibilidade e exclusão”, diz moção de repúdio.

No repúdio, o colegiado reforçou que tal postura em 2025 é inadmissível, já que a defesa dos direitos das pessoas com deficiência não é uma questão ideológica, mas um compromisso inegociável com a justiça e a igualdade. “Infelizmente, não podemos convocá-lo, mas convido e até desafio o ex-ator de Malhação a comparecer à comissão e aprender um pouco mais sobre inclusão” disse o presidente da CPD, deputado Duarte Jr, na ocasião.

Veja o comentário de Mário Frias:

“Toda essa ladainha de inclusão deve ser eliminada da direita. Isso é narrativa da esquerda, que visa segregar pessoas em categorias e alimentar guerra de classe em um novo sentido. Não precisamos de inclusão, medidas afirmativas e todo o resto da ladainha psicopatológica da esquerda. Não precisamos de leis draconianas, fantasiadas de um falso virtuosismo, para gerar ainda mais segregação sob a falsa bandeira da inclusão. Não precisamos da esplanada rosa, laranja ou colorida, precisamos da esplanada honesta, digna e com caráter, independe de sexo, opção sexual ou condição física. Precisamos de uma esplanada que respeite a liberdade do povo. Precisamos de uma Esplanada restrita e com poucos poderes, para que o povo detenha, de fato, o poder. Chega dessa ladainha dentro da direita.”

Em publicação no X, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) falou que o comentário de Mário Frias foi um desrespeito sem tamanho com as pessoas com deficiência, neurodivergentes e demais grupos historicamente minorizados.

“Sem inclusão, não há democracia. Não é ladainha, é direito. É condição básica para construirmos uma sociedade onde todos e todas tenham o direito de serem quem são, respeitando a suas humanidades. Respeite as pessoas com deficiência, que lutam diariamente por dignidade e inclusão”, destacou a parlamentar.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Moraes nega pedido de Filipe Martins para circular em Brasília

Nesta segunda-feira, 21, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o…

Ministra do STJ lembra promessas que fez ao papa por vida da filha

Com uma história de vida baseada na fé, a ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal…

Recém-nascido sofre ataque de cachorros após ser abandonado em MG

Um recém-nascido foi abandonado em um lote vago no município de Angelândia, Minas Gerais, na…