Conselho de Direitos Humanos aprova nota contra

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) aprovou, nesta segunda-feira, 7, uma nota contra o projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023. A deliberação ocorreu um dia depois da manifestação favorável à proposta realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

YouTube videoYouTube video

O texto da nota, publicado nesta terça-feira, 8, classifica o projeto como uma “medida temerária ao fortalecimento da democracia” e afirma que ele “constitui evidente violação aos interesses da sociedade”. O CNDH recomenda o arquivamento da proposta pelo Congresso Nacional.

O objetivo, de acordo com o colegiado, é permitir que “as instituições do Estado possam seguir dando as respostas legais necessárias, assegurando a todos os acusados um processo justo, em favor da democracia e dos direitos humanos”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Para o CNDH, o projeto visa a “beneficiar um grupo que promoveu e promove no país o engendramento de uma política contrária à democracia”.

Nota contra anistia recebe unanimidade

A manifestação, proposta pelo conselheiro Carlos Nicodemos, do Movimento Nacional de Direitos Humanos, recebeu a unanimidade dos votos do colegiado.

Leia mais: “‘Precisamos dessa anistia’, diz mãe de exilado do 8 de janeiro”

O CNDH é um órgão colegiado vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Tem composição paritária, com 11 representantes da sociedade civil e 11 do poder público.

Leia também:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…