• Home
  • POLÍTICA
  • Construção de muralha em presídio federal de Mossoró tem início

Construção de muralha em presídio federal de Mossoró tem início

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deu início nesta semana à construção de uma muralha ao redor da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), informa a CNN. A unidade, que registrou a primeira fuga do Sistema Penitenciário Federal de segurança máxima em fevereiro de 2023, receberá também torres de vigilância, seguindo o modelo da Penitenciária de Brasília. O investimento total está estimado em R$ 37 milhões.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A obra estava prevista para começar no segundo semestre de 2023. Houve atraso. Em abril de 2024, durante a recaptura dos dois fugitivos, o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, afirmou em entrevista à CNN que a construção de muralhas seria expandida para outras unidades federais, entre elas Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR). No entanto, a unidade de Rondônia também não foi concluída dentro do prazo inicial.

YouTube video

Além da muralha, a penitenciária de Mossoró recebeu outros reforços de segurança depois da fuga. Foram adquiridas 11 viaturas semiblindadas, 194 câmeras digitais, 12 televisores para monitoramento, drones de vigilância e leitores faciais para controle de acesso.

A iluminação do complexo foi ampliada e as celas passaram por melhorias estruturais. Um novo plano de defesa da unidade também foi implantado, com treinamento específico para a equipe.

Muralha em presídio de Brasília

O contrato com a empresa responsável pela obra prevê um prazo de 8 a 12 meses, mas integrantes do Ministério da Justiça acreditam que a conclusão deve ocorrer em oito meses. Na última sexta-feira 24, André Garcia visitou a penitenciária para acompanhar o andamento dos trabalhos.

YouTube videoYouTube video

Leia mais: “Fuga no Presídio de Mossoró: negligência ou participação?”

Atualmente, apenas a Penitenciária Federal de Brasília, que abriga integrantes da cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC), possui uma muralha, sendo considerada a unidade mais segura da América Latina.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…