• Home
  • POLÍTICA
  • Declarações machistas derrubam aprovação de Lula entre eleitorado feminino

Declarações machistas derrubam aprovação de Lula entre eleitorado feminino

Declarações ofensivas às mulheres resultaram na queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o eleitorado feminino. É que mostram as recentes pesquisas da Quaest e do Datafolha.

A comparação entre democracia e amantes, por exemplo, e a piada sobre violência doméstica depois de jogos de futebol, foram amplamente criticadas.

YouTube video

YouTube videoYouTube video

Essa insatisfação cresceu ainda mais com a saída de ministras, como Nísia Trindade, substituída por um homem na pasta da Saúde. Para eleitoras, o governo não priorizou o protagonismo feminino prometido na campanha.

Aprovação do governo Lula cai de 52% para 47%

A pesquisa Quaest mostra que a aprovação geral do governo caiu de 52% para 47%. O Datafolha registrou uma queda ainda mais expressiva entre as mulheres: a avaliação positiva sobre o governo Lula despencou 14 pontos porcentuais, de 38% para 24%.

Aliadas do governo, como Gleisi Hoffmann e Benedita da Silva, minimizam a situação. Gleisi acredita que Lula é o maior defensor do espaço feminino na política, enquanto Benedita atribui a queda na aprovação à disseminação de fake news.

Eleitoras, no entanto, discordam. Muitas consideram as declarações de Lula ofensivas e veem suas políticas como insuficientes para atender às demandas femininas. Além disso, a troca de ministras e a falta de políticas públicas direcionadas são apontadas como fatores que reforçam a percepção de que o governo não prioriza as mulheres.

YouTube videoYouTube video

Alta dos alimentos provoca desgates

Outro fator de desgaste é a resposta de Lula à alta dos preços dos alimentos. A declaração de que consumidores deveriam simplesmente deixar de comprar produtos caros foi mal recebida, especialmente por mulheres responsáveis pelo orçamento doméstico. Segundo especialistas, esse público é o mais afetado pela inflação e se sente ignorado pelo governo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O cenário preocupa o Planalto, que tenta reverter a tendência de queda na aprovação feminina. A estratégia inclui reforçar políticas sociais voltadas às mulheres e revisar a comunicação do presidente para evitar declarações que ampliem o descontentamento desse eleitorado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Gilmar Mendes anuncia parceria com universidade portuguesa

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou, nesta sexta-feira, 18, uma parceria…

Ex-senador preso por estuprar a filha vai para prisão domiciliar

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) concedeu prisão domiciliar ao ex-senador Telmário Mota, acusado…

Veja quem eram os policiais mortos em acidente com viatura da PRF no Rio

Três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) morreram na manhã desta sexta-feira (18) durante uma…