Parlamentar apresentou projetos estratégicos, como a rota Manta-Manaus, regularização fundiária e investimentos na saúde e no setor agropecuário.
Na última sexta-feira (13/12), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) realizou a prestação de contas de 2024 no auditório João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento contou com a presença de lideranças políticas, representantes da sociedade civil e do secretário de Energia, Mineração e Gás, Ronney Peixoto, representando o Governo do Estado.
Em seu sétimo mandato consecutivo, Sinésio Campos detalhou ações que beneficiaram os 62 municípios amazonenses, com foco em infraestrutura, desenvolvimento econômico e melhorias sociais.
Pavimentação da BR-319 e Polo Naval
Sinésio destacou a defesa de pautas estruturantes, como a pavimentação da BR-319, essencial para integrar o Amazonas ao restante do país. Além disso, defendeu a criação de um Polo Industrial Naval, capaz de atender à demanda crescente por serviços de transporte e carga nas hidrovias do estado.
Projeto Rota Manta-Manaus
Um dos principais avanços celebrados foi a rota Manta-Manaus, interligando o Amazonas ao Oceano Pacífico para otimizar exportações e importações. A inauguração está prevista para a COP-30, em 2025.
“Esse é o resultado de anos de apresentação e articulação com o Governo Federal. A rota reduzirá custos logísticos e colocará a Zona Franca mais próxima dos mercados asiáticos, sendo um marco para a integração sul-americana”, afirmou Sinésio.
Regularização fundiária
Com foco na redução do déficit habitacional em Manaus, o parlamentar garantiu, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma medida provisória que doará terras da Suframa para os moradores das comunidades Coliseu e Nova Canaã, beneficiando cerca de 20 mil pessoas. A medida proporcionará títulos definitivos das propriedades.
Desenvolvimento sustentável e agropecuário
Sinésio, que é técnico em Agropecuária, participou da elaboração de um plano de negócios em parceria com o Sebrae para explorar o babaçu por meio do manejo sustentável, visando geração de emprego e renda.
Além disso, destinou emendas parlamentares para o setor agropecuário, com o objetivo de fortalecer a atividade primária no interior do estado.
Saúde, educação e cultura
Com recursos direcionados às unidades de saúde em quase todos os municípios, o parlamentar buscou ampliar a oferta de insumos e medicamentos. Emendas também foram destinadas para as áreas de educação e cultura, com o propósito de promover melhorias contínuas nos serviços prestados.
Prestação de contas
Ao encerrar o evento, Sinésio Campos enfatizou a importância de manter o diálogo com a sociedade e garantir a transparência das ações de seu mandato:
“Prestação de contas é mais do que uma obrigação legal, é um compromisso ético e moral com a população. Meu objetivo é que cada cidadão entenda o impacto do trabalho realizado e sinta que sua confiança está sendo honrada”, concluiu.