Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 28, pelo instituto AtlasIntel mostra que a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue superior à aprovação. Ao todo, 50,1% dos brasileiros desaprovam o governo Lula, e 46,1% aprovam. O índice dos que não souberam responder chega a 3,8%.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A rejeição teve queda e a aprovação teve alta em relação à última pesquisa do AtlasIntel, divulgada em 1º de abril. Naquela ocasião, 53,6% desaprovavam Lula, e 44,9% aprovavam.

Um gráfico mostra que a última vez que a desaprovação do petista esteve abaixo dos 50% foi em dezembro do ano passado. Já a aprovação acima dos 50% não é registrada desde outubro de 2024.
Qualitativamente, 47,7% acham o governo Lula ruim ou péssimo; 40,2% consideram a gestão ótima ou boa; e 9,6% disseram que o governo é regular.
A maior desaprovação de Lula
Os grupos que mais aprovam o governo de Lula incluem agnósticos e ateus, com 68,9%, seguidos por praticantes de religiões não católicas ou protestantes, com 68,3%. Além disso, 62,5% dos idosos com mais de 60 anos também aprovam o governo.
Em contraste, a desaprovação é mais acentuada entre moradores da Região Norte, com 61,1%. Jovens adultos, entre 25 e 34 anos, apresentam 69% de desaprovação, assim como os evangélicos, com 67,7%.
Maiores erros do governo
Comparado à gestão de Jair Bolsonaro (PL), o governo Lula é visto como menos eficaz em impostos e carga fiscal, com 53% de desaprovação, e em responsabilidade fiscal e controle de gastos, com 52%.
Sobre acertos e erros do governo, o maior erro foi a criação de imposto sobre compras de até US$ 50 em sites internacionais e a tentativa de fiscalização das transações via Pix de até R$ 5 mil. Essas medidas foram reprovadas por 63% e 54% dos entrevistados, respectivamente.
A gratuidade de medicamentos e de itens do Farmácia Popular foi o item com maior avaliação positiva, com 89% de aprovação.
A AtlasIntel ouviu 5.419 pessoas a partir de um recrutamento digital aleatório entre os dias 20 e 24 de abril. A margem de erro é de um ponto porcentual para mais ou para menos e o índice de confiabilidade é de 95%.