desmatamento na Amazônia Legal sobe 68%

O desmatamento na Amazônia Legal cresceu 68% em janeiro de 2025 em relação ao mesmo mês de 2024. A área destruída neste terceiro janeiro do governo Lula chegou a 133 km², o equivalente a mais de 400 campos de futebol por dia. Esse foi o sexto pior índice da série histórica para o período.

Leia também: “Degradação florestal cresce 497% em 2024 na Amazônia”

Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon. Levantamento mostra que Mato Grosso foi o Estado mais afetado, concentrando 45% da devastação. Roraima e Pará vieram em seguida, somando juntos 88% da perda de vegetação na região.

Dados desmatamento
A área destruída chegou a 133 km² | Foto: Divulgação/SAD

Ao Poder360, a pesquisadora do Imazon Larissa Amorim afirmou que os números são um “sinal de alerta para a necessidade de fortalecer as ações de monitoramento” da área. “Para reverter esse cenário, é fundamental intensificar a fiscalização, ampliar as operações de combate aos crimes ambientais e fortalecer políticas que incentivem a proteção e o uso sustentável da floresta”, declarou.

Cadê os artistas?, pergunta oposição sobre recorde de queimadas na Amazônia no governo Lula

A degradação florestal, causada por queimadas e extração de madeira, também disparou. Em janeiro, atingiu 355 km², uma área maior que Belo Horizonte (MG).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O volume foi 21 vezes superior ao de 2024 e o terceiro pior da série histórica, atrás apenas de 2015 (389 km²) e 2011 (376 km²).

Histórico de desmatamento na Amazônia

Os piores índices de desmatamento na Amazônia em janeiro ocorreram nos governos de Dilma Rousseff (2015), Jair Bolsonaro (2022) e Lula (2023). Os recordes foram registrados em:

  • Janeiro de 2015 (Dilma): 288 km²
  • Janeiro de 2022 (Bolsonaro): 261 km²
  • Janeiro de 2023 (Lula): 198 km²

No governo Lula, o desmatamento tem crescido apesar dos discursos da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) no país.

A oposição já tem repercutido os dados:

A Amazônia Legal compreende uma área superior a 5 milhões de quilômetros quadrados, que se estende por nove Estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, e partes do Maranhão e do Mato Grosso. A denominação foi criada em 1950 pelo governo federal.

Leia também”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…